Brigado com Trump, Musk anuncia criação de 'Partido da América' e diz que 'não será difícil' rivalizar com republicanos e democratas

O bilionário Elon Musk anunciou no sábado (5) a criação de um novo partido político, chamado "Partido da América", e disse que "não será difícil" rivalizar com os partidos Republicano e Democrata. Com isso, o bilionário se coloca de vez como adversário político do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Dono da SpaceX, Tesla e da rede social X, Musk afirmou que os EUA "não são uma democracia" e se baseou em uma enquete realizada com seus seguidores no X na sexta-feira (4), Dia da Independência americana, para criar o partido. Ele sugeriu que o cidadão dos EUA "seja independente" do atual sistema político do país, dominado por uma dualidade entre o Partido Republicano e o Partido Democrata —que Musk chama de "partido único".
"Com uma margem de 2 para 1 [na enquete], vocês querem um novo partido político, e vocês terão! Quando se trata de levar nosso país à falência com desperdício e corrupção, vivemos sob um sistema de partido único, não em uma democracia. Hoje, o Partido América é formado para devolver sua liberdade", afirmou Musk em publicação no X direcionada ao povo americano.
O anúncio ocorreu após aprovação pelo Congresso dos Estados Unidos de megapacote tributário e orçamentário de Trump, criticado por Elon Musk, e é mais um episódio de escalada da briga entre o bilionário e o presidente republicano. Antes aliados políticos, os dois romperam a aliança no final de maio após a saída de Musk do governo.
O movimento de Musk já deve mirar as eleições legislativas e estaduais de 2026, chamadas de "midterms", em que 33 assentos do Senado e todos os 435 assentos da Câmara dos Deputados estarão em disputa, além do governo de 36 estados e outros cargos das esferas judicial e legislativa a nível estadual.
Trump não se pronunciou sobre o anúncio de Musk até a última atualização desta reportagem. Da última vez que se referiu ao ex-aliado, o presidente republicano ameaçou cortar bilhões de dólares em subsídios federais das empresas do bilionário e deixou em aberto a possibilidade de o deportar dos EUA.
Musk não deu mais detalhes sobre quando o partido será oficialmente lançado até a última atualização desta reportagem. No entanto, ele pediu sugestões de como fazer o lançamento e disse que "será muito divertido".
O bilionário sul-africano ainda deu uma prévia de como pretende abordar a política com seu novo partido, utilizando "força extremamente concentrada em um ponto preciso do campo de batalha", e fez referência ao general grego Epaminondas, do Exército de Tebas, que impôs derrotas a Esparta no século IV.
Últimas Notícias

Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai para R$ 36 milhões

Polícia Civil do Rio devolve 1,4 mil celulares a proprietários

STJ nega anulação de investigação contra jogador Bruno Henrique

Governo anuncia reajuste do auxílio-alimentação para servidores da educação retroativo a janeiro

Ex-marido é condenado a um ano de prisão por agredir apresentadora Ana Hickmann
Vídeos mais vistos

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Morte em churrascaria de Arapiraca

Entrega de vans e assinatura de ordem de serviço em Arapiraca
