PF deflagra operação “Nuremberg” contra apologia ao nazismo, em Alagoas

A Polícia Federal em Alagoas cumpriu, nesta sexta-feira (4), um mandado de busca e apreensão na cidade de Maceió durante a deflagração da fase ostensiva da operação “Nuremberg”. A ação investiga a veiculação de símbolos racistas associados ao nazismo por meio de um perfil anônimo em rede social.
Segundo a PF, o caso começou a ser investigado no início deste ano, quando foram identificadas postagens contendo apologia ao regime nazista. As publicações exibiam símbolos históricos do nazismo e exaltavam ideologias discriminatórias.
Mesmo com o perfil sendo mantido de forma anônima, a Polícia Federal conseguiu identificar o responsável pelas postagens, utilizando técnicas de investigação em ambiente cibernético. O suspeito reside em Maceió e teria criado e administrado o perfil investigado.
Com base nas provas obtidas, a Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos da Superintendência Regional da PF em Alagoas solicitou à Justiça Federal a expedição de mandado de busca e apreensão na residência do suspeito. Durante o cumprimento da ordem judicial, foram apreendidos equipamentos eletrônicos e outros materiais que, segundo os investigadores, podem ter sido usados nas postagens.
De acordo com a legislação brasileira, a veiculação de símbolos nazistas é considerada uma forma de racismo, prevista no artigo 20, §1º, da Lei 7.716/89. A pena para esse tipo de crime, quando praticado por meio de redes sociais ou da internet, pode chegar a 5 anos de prisão. A Constituição Federal classifica o racismo como crime inafiançável e imprescritível.
A PF alerta que esse tipo de conduta pode incitar atos violentos fora do ambiente virtual, especialmente entre adolescentes e jovens adultos, que costumam ser o principal público-alvo desse tipo de conteúdo extremista.
O nome da operação faz referência à cidade de Nuremberg, na Alemanha, onde os principais líderes do regime nazista foram julgados por crimes de guerra e contra a humanidade ao final da Segunda Guerra Mundial.
Últimas Notícias

Polícia Civil do Rio devolve 1,4 mil celulares a proprietários

STJ nega anulação de investigação contra jogador Bruno Henrique

Governo anuncia reajuste do auxílio-alimentação para servidores da educação retroativo a janeiro

Ex-marido é condenado a um ano de prisão por agredir apresentadora Ana Hickmann

Nova vistoria é realizada em residência de Penedo com solo aquecido
Vídeos mais vistos

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Morte em churrascaria de Arapiraca

Entrega de vans e assinatura de ordem de serviço em Arapiraca
