Polícia Científica alerta sobre aumento de mortes por choque elétrico em Alagoas

A morte de uma menina de 10 anos, após pisar em um fio exposto próximo à sua casa., na quarta-feira (2), traz à tona a importância dos cuidados com eletricidade e o aumento de um dado preocupante, que é o número de mortes por eletroplessão (descarga elétrica fatal).
De acordo com dados levantados pela Polícia Científica do Estado de Alagoas, houve um aumento de casos de eletrochoque nos últimos anos. Em 2023, foram 33 mortes por eletrocussão. Em 2024, o número subiu para 43, um crescimento de 24,24% em relação ao mesmo período do ano anterior. Ao todo, 21 casos já foram registrados em 2025.
Charles Mariano, chefe do Instituto de Criminalística de Maceió, faz um alerta sobre os casos de eletroplessão e aponta quais cuidados são necessários para que esse tipo de ocorrência seja evitado. “A eletroplessão, popularmente conhecida como choque elétrico, representa um risco sério à integridade física e à vida, especialmente em ambientes residenciais e de trabalho, onde há instalações elétricas irregulares ou manuseio inadequado de equipamentos energizados”.
Dentre os cuidados básicos destacam-se a manutenção periódica das instalações, contratação de profissionais qualificados para serviços elétricos e o uso de dispositivos de proteção, como disjuntores diferenciais residuais.
No Instituto de Criminalística é comum nos depararmos com ocorrências trágicas que poderiam ter sido evitadas com cuidados simples, porém eficazes. “Nosso alerta é para que todos adotem uma postura preventiva e consciente diante da eletricidade”, concluiu o chefe do órgão que integra a Polícia Científica.
Últimas Notícias

Curto-circuito provoca princípio de incêndio na Justiça Federal de Maceió

Motorista de app é preso por cobrar R$ 1.500 em troca de celular esquecido

Polícia apreende mais de uma tonelada de maconha no interior de SP

Maceió é o 3º destino mais buscado do Brasil para as férias de julho, aponta pesquisa

Mulher descobre câncer raro após médicos tratarem como sinusite por um ano
Vídeos mais vistos

Ronaldo Lessa visita obras do Hospital Metropolitano em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
