Hipertrofia: Polícia Federal deflagra operação para combater distribuição ilegal de anabolizantes, em Arapiraca

Por Redação com Ascom PF/AL 02/07/2025 07h07 - Atualizado em 02/07/2025 08h08
Por Redação com Ascom PF/AL 02/07/2025 07h07 Atualizado em 02/07/2025 08h08
Hipertrofia: Polícia Federal deflagra operação para combater distribuição ilegal de anabolizantes, em Arapiraca
Operação Hipertrofia da Polícia Federal, em Arapiraca - Foto: Cortesia PF/AL

A Polícia Federal deflagrou hoje, quarta-feira, 02, uma operação com objetivo de investigar a distribuição ilegal de medicamentos sem registro na autoridade de vigilância sanitária. Nominada Operação Hipertrofia, a operação ocorreu em Arapiraca, no Agreste de Alagoas.

Conforme a PF, a ação teve como foco o comércio clandestino de esteroides anabolizantes importados, supostamente destinados ao uso terapêutico, mas sem qualquer autorização legal para circulação no Brasil.

Quatro policiais federais cumpriram um mandado de busca e apreensão em um endereço de Arapiraca, após meses de investigação. O inquérito teve início em fevereiro deste ano, quando a PF recebeu uma denúncia sobre um homem que estaria utilizando uma transportadora para despachar medicamentos anabolizantes de forma irregular.

Durante as diligências, uma das remessas foi apreendida, sendo posteriormente periciada. A análise técnica confirmou que o material continha substâncias classificadas como esteroides anabolizantes, com indícios de fabricação clandestina. Os investigadores agora trabalham para identificar a origem dos produtos e apurar se há envolvimento de outras pessoas na atividade criminosa.

Os responsáveis poderão responder pelo crime de falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais, conforme previsto no artigo 273 do Código Penal. A pena pode variar entre 10 e 15 anos de reclusão, além de multa.

O nome da operação, Hipertrofia, faz referência ao efeito mais comum buscado pelos usuários de anabolizantes: o crescimento muscular acelerado.