Lula anuncia que revogará decreto que proíbe governo federal de pagar translado de corpo
Após o caso de Juliana Marins, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira, 26, que revogará o decreto que determina que o governo brasileiro não arca com os custos de translado de corpos de brasileiros falecidos no exterior. O anúncio ocorreu durante a Cerimônia de Anúncio da Solução Habitacional para a Favela, em São Paulo.
Mais cedo, em uma publicação nas redes sociais, o petista já havia informado que determinou ao Itamaraty prestar todo o apoio à família da jovem, incluindo o traslado do corpo ao Brasil.
O presidente reforçou que já conversou com o pai da brasileira e garantiu que o governo irá arcar com os custos. “Eu falei pra ele: sei que não existe nada pior do que perder um filho. […] A Juliana morreu, e eu soube que havia um decreto de lei que não permitia que a gente trouxesse o corpo. Eu vou revogar esse decreto e farei outro para que o governo brasileiro possa custear a vida dessas pessoas brasileiras.”
Atualmente, a Lei nº 9.199/2017 determina que “a assistência consular não inclui o pagamento de despesas com sepultamento e translado de corpos de brasileiros falecidos no exterior, nem despesas com hospitalização, exceto em casos médicos específicos e atendimento emergencial de caráter humanitário”.
Morte de Juliana
Juliana foi encontrada morta na terça-feira, 24, no vulcão Rinjani, de onde caiu mais de 600 metros abaixo de uma trilha. Ela ficou no local por cerca de quatro dias até que equipes de voluntários conseguissem fazer o resgate. A família da turista criticou a lentidão na operação e apontou negligência das autoridades.
A brasileira, publicitária, de 26 anos, desapareceu no sábado, 21, no segundo maior vulcão da Indonésia, que fica na ilha de Lombok. O resgate foi dificultado pelo clima, pela neblina e pelo terreno acidentado do local. O corpo dela foi localizado imóvel pelas autoridades, com uso de um drone.
Equipes de resgate conseguiram chegar até o corpo de Juliana na terça-feira à noite, após um trabalho de vários dias. Na quarta-feira, 25, conseguiram retirá-la do local.
Últimas Notícias
Prefeitura realiza inaugurações e abre oficialmente o Traipu Folia 2026 nesta sexta, 13
Segurança de supermercado é suspeito de agredir homem com soco inglês e fugir, em Maceió
Suspeitos de violência e crimes, 24 integrantes de torcidas organizadas são proibidos pela justiça de frequentar estádios em Alagoas
Prefeitura de Penedo inaugura praça e santuário no Conjunto Nilo Menezes
Polícia identifica cinco suspeitos por morte de jovem no Jacintinho; crime pode ter sido cometido por engano
Vídeos mais vistos
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Ordem de Serviço para pavimentação em bairros de Arapiraca

