COOAFAQ resgata força da agricultura familiar como fonte de renda em Penedo
Produtos surgem a partir dos grupos de mulheres da região quilombola do Baixo São Francisco

O povoado Tabuleiro dos Negros, localizado na região quilombola de Penedo, em Alagoas, redescobriu uma fonte de renda a partir do resgate de uma tradição: a agricultura familiar. A Cooperativa dos Agricultores Familiares e Remanescentes Quilombolas do Baixo São Francisco - que existe há pouco mais de dois anos- conseguiu trazer o sabor da própria terra em produtos já tradicionais, como bolos e doces, e inovar na criação de novas mercadorias, como os chips, que viraram uma fonte de renda para seus habitantes.
É o que explica Willames Tavares, presidente da COOAFAQ. “A gente começou a desenvolver e resgatar a agricultura local, entendendo o que era que a gente tinha dentro da nossa produtividade e trazendo o melhoramento, o bom produto para a rede de supermercado, gerando renda e trabalhando junto com a economia solidária”, destacou.
Durante a 2ª etapa do Circuito Regional de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que aconteceu em Penedo – cidade que abriga a sede da cooperativa -, A COOAFAQ esteve presente mostrando os mais diversos sabores de chips, petisco que consiste em fatias finas de algum vegetal fritas até ficarem crocantes. Estiveram à venda sabores já conhecidos, como banana e batata doce, e outros que foram trazidos diretamente do imaginário do grupo de mulheres do povoado, como o de macaxeira picante.
“Isso aqui hoje virou uma fonte de renda para grupo de mulheres que consegue trazer uma renda mais para a sua família e trazer uma vida digna através da agricultura familiar”, declarou Willames, que também destaca a importância de participação nas feiras e das oportunidades de investimento, como o Circuito Regional onde foram expositores. “É essa parceria que a gente vem aprendendo com vocês da Unicafes, com esse trabalho do Governo do Estado, com essa abertura que o governador Paulo Dantas deu através da Secretaria de Cooperativismo e Economia Solidária, que vem proporcionando essas oportunidades de comercialização dos nossos produtos”.
Últimas Notícias

Feriado da Emancipação de Alagoas altera funcionamento de serviços e shoppings em Maceió

Operação Sem Desconto: 'Careca do INSS' movimentou mais 15 milhões em 129 dias

Maceió recebe Campeonato Brasileiro de Ginástica de Trampolim na próxima semana

Jovem de 18 anos é assassinada a tiros dentro de casa em São Miguel dos Campos

Registro emocionante: baleia aparece na Praia de Jatiúca e viraliza
Vídeos mais vistos

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca

Arapiraca tem uma rua chamada 'Super Nintendo'?
