PM integra Plano de Defesa da SSP acionado neste sábado em municípios de Alagoas

As forças de Segurança Pública intensificam o policiamento em municípios do interior de Alagoas a partir deste fim de semana, com o acionamento do Plano de Defesa. A ação tem início neste sábado (21), sob coordenação da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), com o objetivo de prevenir ações ilícitas e garantir mais tranquilidade à população. A operação integrada segue até a próxima quarta-feira (25), durante os festejos de São João e São Pedro.
Barreiras policiais serão montadas em pontos estratégicos do estado, especialmente em municípios que fazem divisa com outros estados. A iniciativa conta com a atuação de várias unidades da Polícia Militar, por meio de companhias e batalhões distribuídos em diferentes regiões alagoanas.
De acordo com o chefe especial de Inteligência da SSP, coronel Raumário Jerônimo, o Plano de Defesa já foi acionado em outras ocasiões, com resultados bastante positivos.
“Por meio de abordagens e inspeções, chegamos a registrar períodos com índice zero de Mortes Violentas durante o acionamento do plano. Realizamos edições anteriores nas regiões Sul, Agreste e Sertão de Alagoas, todas com ótimas avaliações”, destacou o coronel.
Entenda o Plano de Defesa
Os Planos de Defesa foram concebidos no contexto do enfrentamento a organizações criminosas. Inicialmente, tinham como foco o combate a práticas conhecidas como domínio de cidades — ações de alta complexidade que envolvem ataques a agências bancárias, resgates em massa no sistema prisional e o uso de explosivos e armamentos pesados, com alto poder destrutivo.
Com o passar dos anos, a estratégia foi sendo aprimorada, com a ampliação dos efetivos capacitados para esse tipo de operação e a incorporação de experiências bem-sucedidas de outros estados. Atualmente, os planos são aplicados para enfrentar diferentes modalidades criminosas e garantir a proteção territorial.
O Plano de Defesa segue um documento institucional e metodológico que estabelece padrões de segurança avançados para a prevenção e repressão de crimes. Em Alagoas, sua implantação é precedida por estágios técnicos, realizados desde 2022, com instruções teóricas e práticas.
Essas ações simuladas já ocorreram em mais de 15 municípios de todas as regiões do estado, como Maceió, Arapiraca, Penedo, Maragogi e Delmiro Gouveia.
Últimas Notícias

Manifestante com camiseta contra Israel protesta no Tour de France

Servidor público passa quase dois anos indo a prefeitura só para bater ponto e ir embora sem trabalhar, no Paraná

Hemoal promove coleta externa de sangue em Coruripe nesta quinta-feira

Moraes mantém prisão do general Braga Netto

Polícia Civil investiga tentativa de homicídio após briga em mercearia no interior de Alagoas
Vídeos mais vistos

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Prefeito de Junqueiro em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca
