Parte de sobrado histórico onde viveu Théo Brandão desaba, após fortes chuvas em Viçosa

Parte do sobrado centenário onde viveu o médico e folclorista alagoano Théo Brandão desabou na tarde da última quinta-feira, 19, no Centro da cidade de Viçosa, zona da mata de Alagoas. O imóvel, que tem 133 anos e valor histórico reconhecido por estudiosos, cedeu após dias consecutivos de fortes chuvas que atingiram a região.
A estrutura antiga, feita com barro e tijolos, sem uso de cimento ou ferro, já apresentava rachaduras e sinais visíveis de comprometimento.
O sobrado fica na Rua Vigário Loureiro e foi residência da família de Théo Brandão entre os anos de 1902 e 1917. Ele é considerado um dos mais importantes nomes do folclore brasileiro, e o prédio é apontado como um local marcante em sua formação cultural. Apesar disso, a construção não é tombada oficialmente pelo patrimônio histórico, o que a torna mais vulnerável a descaracterizações e à falta de preservação adequada.
A atual proprietária do imóvel, Maria José, percebeu infiltrações na última segunda-feira, 16, e já na quinta-feira parte da estrutura desabou. Ela morava no andar de cima e alugava o térreo para pequenos comerciantes locais.
A Prefeitura de Viçosa informou que, assim que foram identificadas fissuras no prédio, a Defesa Civil e a equipe de engenharia do município realizaram uma vistoria técnica no dia 17 de junho. Um laudo apontou infiltração crônica agravada pelas chuvas como principal causa do risco de desabamento. A gestão municipal realizou escoramento emergencial da fachada e notificou a proprietária com orientações sobre os riscos e medidas necessárias para recuperar o imóvel com segurança. No entanto, mesmo com as medidas adotadas, parte da estrutura cedeu dois dias depois.
Em nota, a Prefeitura destacou que vem intensificando a fiscalização de imóveis históricos, principalmente durante o período chuvoso, e reforçou seu compromisso com a preservação do patrimônio cultural da cidade. Equipes das secretarias de Infraestrutura e Agricultura trabalham na remoção dos entulhos e no acompanhamento da situação. A gestão municipal e a proprietária do prédio informaram que estão dialogando para buscar soluções que viabilizem a reconstrução da parte danificada do imóvel.
Nesta sexta-feira, 20, as Secretarias de infraestrutura e Agricultura trabalharam para remover os entulhos deixados por parte do prédio que desabou.
Últimas Notícias

Hemoal promove coleta externa de sangue em Coruripe nesta quinta-feira

Moraes mantém prisão do general Braga Netto

Polícia Civil investiga tentativa de homicídio após briga em mercearia no interior de Alagoas

Polícias realizam operação em Cajueiro após denúncia de corpo submerso no interior de Alagoas

Filho de fazendeiro alagoano que teria encomendado e comemorado a morte do pai reage à prisão e atira em policial civil
Vídeos mais vistos

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Prefeito de Junqueiro em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca
