Candidato à prefeitura de Nova York é preso por agentes de imigração
A polícia de imigração deteve por algumas horas, dentro de um tribunal, um candidato à prefeitura de Nova York que tentava impedir a detenção de um imigrante. As imagens divulgadas por testemunhas e meios de comunicação americanos mostram Brad Lander, atual controlador da cidade, de terno e gravata, sendo detido e algemado por agentes do Serviço de Controle de Imigração e Alfândega (ICE) em um tribunal no sul de Manhattan.
— Vocês não têm autoridade para deter um cidadão americano — disse Lander aos agentes, alguns deles com o rosto coberto por máscaras, segundo os vídeos. — Não estou obstruindo ninguém, estou aqui no corredor e estou solicitando ver uma ordem de detenção.
No X, a esposa de Lander confirmou a detenção: "Olá, aqui quem fala é Meg Barnette, esposa do Brad. Ele foi capturado por agentes mascarados e preso pelo ICE enquanto escoltava um imigrante acusado para fora de um tribunal de imigração no Federal Plaza 26 (prédio do governo federal americano em Nova York). Isso ainda está se desenvolvendo e nossa equipe está monitorando a situação de perto" disse uma postagem feita no perfil oficial do controlador.
A procuradora-geral de Nova York, Letitia James, classificou como "profundamente inaceitável" a detenção de Lander pelos agentes do ICE. "Prender o controlador Lander simplesmente por ter defendido imigrantes e seus direitos civis constitui um terrível abuso de poder", afirmou em comunicado. Lander foi liberado após pressão de apoiadores e outros membros do Partido Democrata, incluindo a Governadora de Nova York, Kathy Hochul, que organizaram um protesto em frente ao prédio em que ele estava detido.
Lander ocupa o terceiro lugar nas primárias democratas para a prefeitura de Nova York, atrás do ex-governador do estado Andrew Cuomo e do candidato surpresa Zohran Mamdani. Ambos condenaram sua detenção.
Nas últimas semanas, muitos imigrantes que compareceram a audiências com juízes federais têm sido detidos por agentes do ICE logo após deixar as salas onde são feitos os julgamentos. A prática antes era considerada ilegal, mas foi permitida por autoridades federais com o objetivo de facilitar deportações.
Desde que voltou ao poder em janeiro, Donald Trump e seu governo intensificaram as ações para expulsar do país o maior número possível de imigrantes sem documentos, ao mesmo tempo em que tentam ampliar suas competências nessa área.
Últimas Notícias
Conselho Municipal de Saúde realiza visita técnica às novas instalações da maternidade da Santa Casa de Penedo
Jovem morre após ser baleada na cabeça em frente ao pai e namorado durante assalto
Jovem de 23 anos chega em casa embriagado e agride a própria mãe em Cacimbinhas
Corpos dos 117 suspeitos mortos em megaoperação no RJ são liberados, diz Defensoria Pública
Artistas e artesãos representam Penedo na Bienal Internacional do Livro de Alagoas
Vídeos mais vistos
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Morte em churrascaria de Arapiraca
Superintendente da SMTT fala sobre mudanças no trânsito de Arapiraca
Luciano Barbosa entrega nova praça e Arapiraquinha no Jardim Esperança

