Teatro alagoano insurgente: Espetáculo “Lulu” estreia em Maceió no mês de junho

“Lulu”, espetáculo independente estrelado por Silvie Leal e dirigido por Carlos Alberto Barros, chega a Maceió nos próximos dias 28 e 29 de junho. As apresentações acontecem às 21 horas no Theatro Homerinho, localizado na Rua Sá e Albuquerque, no bairro histórico de Jaraguá.
A peça é uma adaptação livre de “A Caixa de Pandora” e “O Espírito da Terra” do autor alemão Frank Wedekind. Com tradução realizada por Silvie, o texto dramático leva o enredo para uma atmosfera contemporânea e envolta na pluralidade cultural alagoana.
Lulu, a protagonista, nos textos clássicos é uma mulher livre que desafia o patriarcado e o conservadorismo. Nesta montagem cênica, ela encarna como uma mulher trans, com desejos e sentimentos igualmente libertários.
“Descobri Lulu através do cinema, me fascinei com a atualidade da história, mas tive dificuldade em encontrar uma tradução do texto em português. Como já era uma ideia fixa, achei em espanhol e me propus a traduzir e adaptar, isso em 2022. Foi um trabalho
de formiguinha, difícil, solitário e um tanto dolorido. Em determinado momento recebi ajuda de alguém que domina o espanhol. Daí pra frente foi mais fácil”, contou Silvie sobre a concepção do projeto.
“A peça se divide em 4 atos, no meio do terceiro, conseguimos ter acesso a uma tradução vinda diretamente de Portugal. Com o texto pronto, o passo seguinte foi buscar por uma equipe que se apaixonasse pela história. Tive a felicidade de convencer Carlos Alberto a dirigir e Sal Bernardo a produzir, além de reunir um elenco incrível, jovem e louco para fazer teatro”, ela conclui.
O espetáculo desafia o conservadorismo, ao propor conversas desafiadoras acerca das estruturas patriarcais, Lulu entra em embates contra a dominação e violências cruéis impostas pela transfobia e machismo. Diferente da versão de 1920, a direção redesenha um novo horizonte para a personagem, ao driblar a morte, Lulu escreve as linhas do próprio destino.
Construído pelas mãos de uma equipe diversa, “Lulu” revela o poder e qualidade de iniciativas independentes de arte e da produção em coletivo. A montagem dramática reverencia o teatro insurgente e contrapõe os moldes da hegemonia masculina com roteiro emocionante e pujante.
Serviço
Peça: Lulu
Dias 28 e 29 de junho, às 21 horas.
Endereço: Theatro Homerinho, R. Sá e Albuquerque, 450 - Jaraguá, Maceió (AL).
Classificação: 18 anos
Ingressos à venda na bilheteria Sympla, a partir de R$ 30,00:
● Ingressos à venda - 28 de junho
● Ingressos à venda - 29 de junho
Ficha Técnica Espetáculo “Lulu”
Textos originais de Frank Wedekind, tradução e roteiro por Silvie Leal, direção de Carlos Alberto Barros. Estrelando Silvie Leal como Lulu, elenco composto por Flora Uchôa, Matheus Marin, Paulo Moura, Alexandre Ferrari, Lucca Bargmann, Brunno Afonso e Diogo Oliveira. Trilha sonora original de Pedro Salvador, coreografias de Marcos Topete, preparação vocal de Diogo Oliveira, preparação corporal Jal Oliveira e figurinos de Joyce Rocha e Nanny Moreno. A produção executiva é de Sal Bernardo (Dagô Produções), Maria
Vitória Rufino e Silvie Leal.
Acompanhe o espetáculo “Lulu”: Instagram | @luluteatro
Últimas Notícias

Idoso tem perna e parte de braço amputados após colisão entre moto e caminhão-tanque em Coité do Nóia

Equipe de Wanessa Camargo se pronuncia sobre possível agressão de Dado Dolabella: 'Não procede'

'Você me faz querer pecar': Padre faz sucesso por beleza e recebe cantadas após vídeo apresentando igreja

PM prende dois homens por assassinato a tiros em escadaria de grota em Maceió

Carla Zambelli é condenada pelo STF a mais de 5 anos de prisão por porte ilegal de arma
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

SSP de Alagoas realiza simulado de ataque bancário

Arapiraca tem uma rua chamada 'Super Nintendo'?
