Teatro alagoano insurgente: Espetáculo “Lulu” estreia em Maceió no mês de junho
“Lulu”, espetáculo independente estrelado por Silvie Leal e dirigido por Carlos Alberto Barros, chega a Maceió nos próximos dias 28 e 29 de junho. As apresentações acontecem às 21 horas no Theatro Homerinho, localizado na Rua Sá e Albuquerque, no bairro histórico de Jaraguá.
A peça é uma adaptação livre de “A Caixa de Pandora” e “O Espírito da Terra” do autor alemão Frank Wedekind. Com tradução realizada por Silvie, o texto dramático leva o enredo para uma atmosfera contemporânea e envolta na pluralidade cultural alagoana.
Lulu, a protagonista, nos textos clássicos é uma mulher livre que desafia o patriarcado e o conservadorismo. Nesta montagem cênica, ela encarna como uma mulher trans, com desejos e sentimentos igualmente libertários.
“Descobri Lulu através do cinema, me fascinei com a atualidade da história, mas tive dificuldade em encontrar uma tradução do texto em português. Como já era uma ideia fixa, achei em espanhol e me propus a traduzir e adaptar, isso em 2022. Foi um trabalho
de formiguinha, difícil, solitário e um tanto dolorido. Em determinado momento recebi ajuda de alguém que domina o espanhol. Daí pra frente foi mais fácil”, contou Silvie sobre a concepção do projeto.
“A peça se divide em 4 atos, no meio do terceiro, conseguimos ter acesso a uma tradução vinda diretamente de Portugal. Com o texto pronto, o passo seguinte foi buscar por uma equipe que se apaixonasse pela história. Tive a felicidade de convencer Carlos Alberto a dirigir e Sal Bernardo a produzir, além de reunir um elenco incrível, jovem e louco para fazer teatro”, ela conclui.
O espetáculo desafia o conservadorismo, ao propor conversas desafiadoras acerca das estruturas patriarcais, Lulu entra em embates contra a dominação e violências cruéis impostas pela transfobia e machismo. Diferente da versão de 1920, a direção redesenha um novo horizonte para a personagem, ao driblar a morte, Lulu escreve as linhas do próprio destino.
Construído pelas mãos de uma equipe diversa, “Lulu” revela o poder e qualidade de iniciativas independentes de arte e da produção em coletivo. A montagem dramática reverencia o teatro insurgente e contrapõe os moldes da hegemonia masculina com roteiro emocionante e pujante.
Serviço
Peça: Lulu
Dias 28 e 29 de junho, às 21 horas.
Endereço: Theatro Homerinho, R. Sá e Albuquerque, 450 - Jaraguá, Maceió (AL).
Classificação: 18 anos
Ingressos à venda na bilheteria Sympla, a partir de R$ 30,00:
● Ingressos à venda - 28 de junho
● Ingressos à venda - 29 de junho
Ficha Técnica Espetáculo “Lulu”
Textos originais de Frank Wedekind, tradução e roteiro por Silvie Leal, direção de Carlos Alberto Barros. Estrelando Silvie Leal como Lulu, elenco composto por Flora Uchôa, Matheus Marin, Paulo Moura, Alexandre Ferrari, Lucca Bargmann, Brunno Afonso e Diogo Oliveira. Trilha sonora original de Pedro Salvador, coreografias de Marcos Topete, preparação vocal de Diogo Oliveira, preparação corporal Jal Oliveira e figurinos de Joyce Rocha e Nanny Moreno. A produção executiva é de Sal Bernardo (Dagô Produções), Maria
Vitória Rufino e Silvie Leal.
Acompanhe o espetáculo “Lulu”: Instagram | @luluteatro
Últimas Notícias
Motorista de ônibus de romeiros que capotou na AL-220 está em estado grave
Hospital de Emergência acolhe mais de 540 pessoas no feriadão da Padroeira de Arapiraca
Carreta com carga de ração tomba e pega fogo em Porto Real do Colégio
Carnaval de Penedo 2026: Prefeitura lança página exclusiva com rota digital dos blocos e programação em tempo real
Copes apreende armas de grosso calibre e quase 2 kg de drogas em ônibus na BR-316, no Sertão de Alagoas
Vídeos mais vistos
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
29ª edição do Raízes de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

