Prefeitura de Penedo reforça organização e ordenamento do comércio no Centro Histórico

Com o aumento do fluxo de visitantes na cidade penedense durante o mês de férias escolares, a Prefeitura de Penedo intensifica as ações de ordenamento urbano na região do Centro Histórico, especialmente nas áreas de comercialização de pescado e produtos alimentícios. A medida visa garantir mais organização, saúde pública e respeito ao patrimônio da cidade.
O trabalho é conduzido pelas secretarias municipais de Abastecimento, Saúde (Vigilância Sanitária), Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, Comunicação, SMTT, Procuradoria Geral do Município, Guarda Patrimonial e Superintendência de Fiscalização Urbana. A Polícia Militar de Alagoas também foi acionada para dar suporte às equipes.
A principal preocupação da gestão municipal é com a comercialização irregular de peixes em vias públicas, prática que compromete a higiene urbana e a saúde dos consumidores. De acordo com o secretário de Abastecimento, Manoel Júnior, e o superintendente de Fiscalização, Sílvio Santos, a Prefeitura realizou um trabalho educativo durante os últimos dois meses, orientando os comerciantes sobre os locais corretos de venda.
“A gente entende que são trabalhadores e pais de família, mas o espaço público precisa ser respeitado. Já identificamos mais de 30 vendedores, fizemos o cadastramento e oferecemos local adequado para todos. Hoje, apenas oito insistem em permanecer nas ruas, colocando em risco a saúde da população e gerando transtornos na limpeza urbana”, destaca Messias Júnior.
A feira do peixe foi transferida temporariamente para a área demarcada do Mercado da Carne devido à reforma prevista para o Mercado do Peixe. A Prefeitura pretende, inclusive, reestruturar o espaço do mercado para oferecer melhores condições aos comerciantes e consumidores.
Já o superintendente Sílvio Santos alerta que a desorganização tem causado acúmulo de resíduos, mau cheiro e prejuízos à imagem da cidade. “Estamos lidando com alimentos perecíveis sendo tratados de forma inadequada no meio da rua, em áreas de grande circulação, como a travessa do Beco da Caixa, avenida Duque de Caxias e rua Floriano Peixoto. Isso não pode continuar”, afirmou.
A partir desta sexta-feira (06), três frentes de fiscalização atuarão simultaneamente nessas áreas para orientar e, se necessário, remover os comerciantes que insistirem na prática irregular. O foco é garantir que todos usem os espaços corretos para comercialização. A intenção, segundo os gestores, não é punir, mas preservar a ordem pública, a saúde dos penedenses e o bom funcionamento da cidade.
“É importante frisar que esse trabalho não é isolado. Envolve diálogo, orientação e apoio da gestão do prefeito Ronaldo Lopes, que está comprometido com a melhoria da cidade, tanto para quem vive aqui quanto para os que visitam Penedo”, finaliza Manoel Júnior.
Últimas Notícias

Lucas Paquetá será absolvido de acusação de envolvimento com apostas, diz jornal inglês

Moraes determina bloqueio de contas do senador Marcos do Val

Menina morre acidentalmente enforcada em rede de descanso na Bahia

Confira a tabela detalhada das semifinais da Copa do Nordeste 2025

Servidores da Saúde de Atalaia anunciam paralisação para 30 de julho e cobram reajuste salarial
Vídeos mais vistos

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Entrega de vans e assinatura de ordem de serviço em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca
