Senai abre 235 vagas em cursos gratuitos com chance de emprego na indústria
 
                            Estão abertas as inscrições para cursos gratuitos do Senai voltados à formação de mão de obra para o setor industrial. A iniciativa, resultado de uma parceria entre as empresas In-Haus Industrial e Braskem, oferece 235 vagas em áreas estratégicas como caldeiraria, instrumentação e observador de segurança industrial — com possibilidade de contratação para mais de 60% dos profissionais formados.
Os cursos, totalmente custeados pelas empresas, são destinados à capacitação de profissionais locais que atuarão na manutenção planejada da unidade de PVC da Braskem em Alagoas. As inscrições são presenciais e ocorrem na Unidade Senai Poço (Rua Pedro Américo, 18, próximo ao Hospital da Mulher).
De acordo com o edital, há quatro datas distintas para o início das aulas, e os prazos de inscrição variam conforme cada turma. Para os cursos com início em 09/06, as inscrições vão até o meio-dia do dia 06/06. Já para os cursos que começam em 11/06, 14/06 e 30/06, a seleção presencial se estende até 09/06, com matrículas previstas para os dias 06, 09 e 10/06.
O edital completo pode ser consultado no site do Senai: https://al.senai.br/wp-content... é uma oportunidade única para quem busca qualificação profissional com perspectiva real de emprego. Os cursos foram desenhados para atender às necessidades específicas do mercado industrial alagoano, com foco em competências técnicas altamente valorizadas”, destaca Welton Barbosa, gerente da Unidade Senai Poço.
O programa oferece formação em quatro especialidades: Caldeireiro de Fabricação, Caldeireiro de Tubulações e Equipamentos, Montador de Instrumentos de Precisão e Observador de Segurança. As aulas combinam conteúdos teóricos e práticos, com temas como montagem, movimentação de cargas, abertura e fechamento de equipamentos, atividades críticas, normas regulamentadoras e instalação de instrumentos.
“Ao investir na formação profissional e priorizar a contratação local, contribuímos para o desenvolvimento socioeconômico do Estado, além de garantir mão de obra qualificada para nossas operações”, afirma o diretor industrial da Braskem em Alagoas, Helcio Colodete.
Para Carlos Henrique, gestor da In-Haus, a parceria é uma oportunidade transformadora. “Estamos não apenas formando profissionais, mas criando um ecossistema de inovação e desenvolvimento técnico que beneficiará toda a cadeia produtiva local”, destaca.
A distribuição das vagas é a seguinte:• 150 vagas para Caldeireiro, sendo 100 no curso de Qualificação Profissional (160 horas) e 50 no curso de Aperfeiçoamento Profissional (80 horas);• 60 vagas para Observador de Segurança (16 horas);• 25 vagas para Instrumentista (160 horas).
“A iniciativa faz parte de uma estratégia maior que é o nosso programa de valorização da mão de obra local, modelo importante de parceria entre o setor educacional, a indústria, fornecedores e prestadores de serviço, demonstrando como a colaboração entre diferentes stakeholders pode gerar resultados concretos para o desenvolvimento profissional e econômico da região”, completa Helcio Colodete.
Últimas Notícias
 
		Ex-candidato a vereador, ciclista morre atropelado na AL-220, em Arapiraca
 
		SSP de Alagoas monitora possível envolvimento de foragido “Nem Catenga” com alvos de megaoperação no Rio de Janeiro
 
		Polícia Militar cumpre mandados e apreende armas e drogas no interior alagoano
 
		MPAL e DPE ajuízam ação para obrigar Município de Maceió a criar Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial
 
		Polícia Civil prende mulher acusada de estupro de vulnerável contra a própria filha, no Pilar
Vídeos mais vistos
 
			Superintendente da SMTT fala sobre mudanças no trânsito de Arapiraca
 
			Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
 
			Morte em churrascaria de Arapiraca
 
			Prefeitura de Arapiraca inaugura moderna UBS no bairro Teotônio Vilela
 
			
