Dermatite atópica passa a ter tratamento completo no SUS após inclusão de três medicamentos

O SUS (Sistema Único de Saúde) passou a oferecer tratamento para dermatite atópica, doença crônica que afeta mais crianças e causa inflamações na pele, com lesões e coceiras intensas. Foram incorporados três novos medicamentos que possibilitam tratar a condição desde as fases iniciais até quadros mais graves.
A medida foi anunciada pelo Ministério da Saúde na terça-feira (26) com a publicação de três portarias que incluem no SUS duas pomadas para a pele - o tacrolimo e o furoato de mometasona - e o medicamento oral chamado metotrexato.
O tacrolimo fortalece a barreira cutânea (proteção natural da pele) e trata lesões em áreas sensíveis sem causar efeitos colaterais comuns dos corticoides tópicos, como afinamento da pele, vermelhidão e maior risco de infecções locais. Já o furoato de mometasona ajuda na cicatrização rápida e aumenta a adesão ao tratamento, enquanto o metotrexato oral controla as crises da doença e reduz a necessidade do uso prolongado de corticosteroides sistêmicos.
Com recomendação favorável da Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS), o tacrolimo tópico e o furoato de mometasona poderão tratar pessoas que não podem utilizar corticoides ou apresentam resistência aos tratamentos até então disponíveis.
O Ministério da Saúde afirma que o metotrexato será utilizado no manejo da dermatite atópica grave, principalmente para pacientes que não podem utilizar a ciclosporina, outro medicamento já disponibilizado na rede pública.
A pasta destaca que os novos medicamentos permitirão tratamentos mais personalizados e com menos efeitos colaterais, ajustados à gravidade da condição. Além disso, ressalta a importância de combater os estigmas sociais enfrentados por pessoas com lesões visíveis na pele, que podem causar preconceitos e impactar negativamente a vida social e a qualidade de vida de crianças e adultos acometidos pela doença.
A dermatite atópica é uma doença não contagiosa, genética e crônica, caracterizada principalmente por coceira intensa e pele ressecada. Ela afeta especialmente as áreas de dobras do corpo, como a parte frontal dos cotovelos, atrás dos joelhos e o pescoço. Em crianças pequenas, o rosto é frequentemente uma área afetada.
Para acessar a assistência pública, o paciente deve buscar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência. Após a avaliação clínica, caso seja necessário, o paciente será encaminhado para consulta com especialista, a fim de obter um diagnóstico preciso e definir o tratamento adequado.
TRATAMENTO ATUAL DA DOENÇA NO SUS
A rede pública de saúde disponibiliza outras três alternativas para o tratamento da doença: duas pomadas aplicadas diretamente na pele, o creme de dexametasona (1 mg/g) e o creme de acetato de hidrocortisona (10 mg/g - 1%), ambas consideradas de baixa potência. Para quadros mais graves, a ciclosporina oral é oferecida como opção.
Entre 2024 e 2025, foram realizados mais de mil atendimentos hospitalares e mais de 500 mil atendimentos ambulatoriais relacionados à dermatite atópica em todo o sistema público de saúde do Brasil. O acompanhamento inclui consultas especializadas, exames e a prescrição de medicamentos conforme o estágio da doença.
O objetivo do tratamento é aliviar os sintomas, prevenir crises, tratar infecções quando necessárias, reduzir os riscos associados às terapias e restaurar a saúde da pele. Em casos leves, a maioria dos pacientes obtém bons resultados com terapias tópicas, que englobam o uso de hidratantes, emolientes, ajustes nos hábitos de banho, fototerapia, curativos e mudanças comportamentais. Já para formas moderadas e graves, o tratamento pode incluir também medicamentos como corticoides, comprimidos e soluções orais.
Últimas Notícias

Governo anuncia reajuste do auxílio-alimentação para servidores da educação retroativo a janeiro

Ex-marido é condenado a um ano de prisão por agredir apresentadora Ana Hickmann

Nova vistoria é realizada em residência de Penedo com solo aquecido

Oruam se entrega à polícia após Justiça do RJ receber pedido de prisão temporária

Bolsonaro nega ter descumprido proibição de uso de redes sociais
Vídeos mais vistos

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Morte em churrascaria de Arapiraca

Entrega de vans e assinatura de ordem de serviço em Arapiraca
