Chico Buarque passa por cirurgia para aliviar pressão intracraniana, no Rio

O músico Chico Buarque, de 80 anos, passou por uma cirurgia neurológica, nesta terça-feira (3), para aliviar a pressão intracraniana, no Hospital Copa Star, em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro.
Procurada, a assessoria do artista afirmou que o procedimento já estava programado e nega que tenha sido uma emergência. O Hospital Copa Star vai divulgar um boletim em breve, mas a assessoria afirma que o artista passa bem, ficará internado devido à idade, mas com previsão de alta nos próximos dias.
A pressão intracraniana, ou PIC, é a pressão no interior dos ossos do crânio, incluindo também o cérebro e o fluido cérebro-espinhal. Os médicos de Chico identificado uma pequena elevação na PIC por meio de um exame e recomendaram a cirurgia, realizada pelo neurocirurgião Paulo Niemeyer.
A elevação da PIC pode acontecer por um aumento da quantidade do líquido cefalorraquidiano, que envolve o cérebro e a medula espinhal -e que pode danificar esses órgãos ao pressionar estruturas importantes e restringir o fluxo sanguíneo na região.
Nos últimos anos, Chico já passou por uma cirurgia na coluna, em 2021, para cuidar de um estreitamento anormal das vértebras por onde passa a medula, além de ter feito uma artroscopia no joelho direito, em 2023, devido ao desgaste da articulação.
Neste domingo (1º), Chico foi o convidado especial de Gilberto Gil no show "Tempo Rei", na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. Os dois cantaram juntos "Cálice", música composta pela dupla para o show Phono 73, no Anhembi, em São Paulo. No dia da apresentação, eles souberam que a canção havia sido censurada e decidiram cantá-la sem a letra, usando palavras aleatórias.
A participação causou surpresa nos fãs, pois Chico é figura rara nos palcos, com algumas exceções, como os shows de verão da Mangueira e suas próprias turnês, realizadas uma vez a cada cinco ou seis anos, sempre após o lançamento de novos trabalhos musicais.
Últimas Notícias

Governo anuncia reajuste do auxílio-alimentação para servidores da educação retroativo a janeiro

Ex-marido é condenado a um ano de prisão por agredir apresentadora Ana Hickmann

Nova vistoria é realizada em residência de Penedo com solo aquecido

Oruam se entrega à polícia após Justiça do RJ receber pedido de prisão temporária

Bolsonaro nega ter descumprido proibição de uso de redes sociais
Vídeos mais vistos

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Morte em churrascaria de Arapiraca

Entrega de vans e assinatura de ordem de serviço em Arapiraca
