Dezesseis cidades de Alagoas registraram menos de 100 nascimentos em 2023, segundo dados do IBGE

O número de nascimentos registrados em Alagoas segue em queda contínua ao longo da última década. De acordo com a Estatística do Registro Civil, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na última semana, dezesseis municípios alagoanos registraram menos de 100 nascimentos em 2023. Esse número representa um aumento em relação a 2013, quando apenas 14 cidades apresentavam esse mesmo perfil de baixa natalidade.
As cidades de Alagoas com menos de 100 nascimentos em 2023 foram: Belém, Campestre, Coqueiro Seco, Feliz Deserto, Jacaré dos Homens, Jacuípe, Jaramataia, Jundiá, Mar Vermelho, Minador do Negrão, Olho d’Água Grande, Palestina, Paulo Jacinto, Pindoba, São Brás e Tanque d’Arca. Entre essas, quatro chamam a atenção por apresentarem uma queda acentuada: Campestre, Jacaré dos Homens, Olho d’Água Grande e São Brás tinham mais de 100 nascimentos em 2013, mas agora estão abaixo desse patamar.
O estado de Alagoas como um todo também segue essa tendência de redução na taxa de natalidade. Em 2023, foram registrados 46.174 nascimentos no estado, o que representa uma queda de 11,4% em comparação aos 52.121 nascimentos contabilizados em 2013. Apesar da retração na última década, houve um leve aumento de 1,63% em relação a 2022, ano em que o total de nascimentos foi de aproximadamente 45,4 mil.
A queda na natalidade verificada em Alagoas reflete um movimento nacional. Em todo o Brasil, o IBGE registrou 2,52 milhões de nascimentos em 2023, uma redução de 0,7% em relação ao ano anterior, quando foram registrados 2,54 milhões. Entre as regiões brasileiras, apenas o Centro-Oeste apresentou crescimento, com aumento de 1,1%. Já entre os estados que mais reduziram seus índices, destacam-se Rondônia (-3,7%), Amapá (-2,7%), Rio de Janeiro (-2,2%), Bahia (-1,8%) e São Paulo (-1,7%). Por outro lado, Tocantins (3,4%) e Goiás (2,8%) aparecem entre os que apresentaram crescimento no número de nascimentos.
Últimas Notícias

Menino de dois anos morde e mata cobra venenosa após ser atacado em casa

Corpo carbonizado encontrado em canavial será identificado por arcada dentária ou DNA, em Alagoas

Ambulância capota após colisão com ônibus e gestante é socorrida na Fernandes Lima, em Maceió

Líder do Comando Vermelho em Alagoas está foragido no Rio de Janeiro, afirma SSP

Complexo poliesportivo do Parque Ceci Cunha será inaugurado com Bello Soares e Falcão, os reis do futevôlei e futsal
Vídeos mais vistos

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Morte em churrascaria de Arapiraca
Alfredo Gaspar reforça compromisso com Alagoas
