Adolescente de 15 anos morre por complicações causadas supostamente por cigarro eletrônico
Uma adolescente de 15 anos morreu, nesta quarta-feira (28), por complicações causadas, suspostamente, pelo uso de cigarro eletrônico no Distrito Federal. A informação foi dada pela rádio CBN, na manhã desta quinta-feira (29), e confirmada pelo g1.
De acordo com as informações obtidas pela CBN, a jovem chegou ao Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) com um quadro de pneumonia que não respondia a antibióticos. Um médico ouvido pela reportagem do g1informou que a hipótese é que a morte tenha ocorrido por lesão pulmonar associada ao uso de cigarro eletrônico, conhecida como "EVALI" — sigla em inglês para e-cigarette or vaping use-associated lung injury.
A Secretaria de Saúde disse que não fornece informações sobre os pacientes atendidos na rede pública.
A pneumologista Alessandra Camargo contou à CBN que a paciente estava com tosse há quatro meses. Nesse período, além do HRAN, ela passou também por um pronto-socorro e outros dois hospitais públicos de Brasília.
A adolescente esteve internada no Hospital Cidade do Sol, em Ceilândia, e no Hospital Universitário de Brasília (HUB). No HUB, os médicos pediram a transferência para uma UTI pediátrica, e a estudante foi levada para o HRAN.
Ao chegar no Hospital Regional da Asa Norte, o pulmão já estava quase todo comprometido com inflamação, e o lado esquerdo parou totalmente de funcionar por causa das lesões, segundo a médica Alessandra Camargo.
Morte por uso de cigarro eletrônico só será investigada se família autorizar
A família da jovem não quis falar sobre a morte. "Estamos em luto eterno", disse o pai.
Até a última atualização desta reportagem, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) não havia aberto investigação sobre o caso.
Segundo a coordenadora da Comissão de Tabagismo da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Maria Enedina Claudino de Aquino, uma investigação para comprovar morte por uso de cigarro eletrônico só será aberta caso a família autorize.
Últimas Notícias
Mulher é presa em flagrante por furto em supermercado na Avenida Ceci Cunha, em Arapiraca
Ramon Abatti Abel comanda o Clássico das Multidões pela semifinal do Alagoano
Bloco da Humanização leva a alegria do Carnaval aos pacientes do Hospital de Emergência do Agreste
Mulher é presa com 73 pinos de drogas no bairro Primavera, em Arapiraca
BC registra primeiro incidente com chaves Pix em 2026
Vídeos mais vistos
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Luta completa UFC 162 - Anderson Silva x Chris Weidman

