Brasileiro Hugo Calderano vence chinês e vai a inédita final do Mundial de tênis de mesa

Hugo Calderano segue escrevendo capítulos históricos no tênis de mesa mundial. Neste sábado, 24, o brasileiro de 28 anos protagonizou um feito inédito ao se tornar o primeiro atleta de fora da Ásia ou da Europa a se classificar para a final do Campeonato Mundial na categoria simples masculina. A conquista veio após uma vitória eletrizante sobre o chinês Liang Jingkun, número 5 do mundo, na semifinal em Doha.
Atual número 3 do ranking mundial, Calderano venceu por 4 sets a 3, com parciais de 15/13, 11/7, 8/11, 11/8, 3/11, 7/11 e 11/9, em um confronto que ficará marcado pela incrível virada no set decisivo. Depois de sair perdendo por 3 a 0 na última parcial, o brasileiro anotou 10 pontos consecutivos. Liang ainda salvou seis match points, mas Hugo fechou a partida na sétima oportunidade e garantiu lugar na final do Mundial.
Neste domingo, 25, às 9h30 (horário de Brasília), Calderano enfrentará outro chinês: Wang Chuqin, número 2 do mundo, que tem vantagem de 4 a 2 no confronto direto. No entanto, Hugo venceu o último duelo entre eles na semifinal da Copa do Mundo, há pouco mais de um mês.
Após a partida, Hugo destacou sua força mental como diferencial decisivo: “Joguei em meu melhor nível do início ao fim. Ele é muito forte, mas eu sabia que venceria. Fiz 10 pontos consecutivos e, quando ele marcou um, a mágica pareceu acabar, mas eu segui acreditando. Eu sou muito forte mentalmente”, afirmou o brasileiro.
O Mundial é disputado desde 1926 e, em quase um século, jamais um atleta fora do eixo Ásia-Europa havia alcançado a final na chave masculina de simples. O feito de Calderano é ainda mais marcante por ter vindo justamente sobre um rival que, em 2021, o eliminou após uma virada nas quartas de final.
Além de ter garantido um lugar na final do Mundial, Calderano também escreveu outro feito raro: venceu os três principais chineses do ranking em pouco mais de um mês — Lin Shidong (1º), Wang Chuqin (2º) e agora Liang Jingkun (5º). Em abril, Hugo já havia conquistado a Copa do Mundo, outro torneio de elite do tênis de mesa, tornando-se o primeiro fora da Ásia e Europa a levantar o troféu.
Últimas Notícias

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio acumulado vai para R$ 42 milhões

Lei passa a definir fibromialgia como deficiência em todo o país

“Pintou um clima": Bolsonaro é condenado por fala sobre venezuelanas

Hulk Hogan, ator e lenda da luta livre, morre aos 71 anos

Trio de árbitras brasileiras comemora chance na semifinal da Euro Feminina
Vídeos mais vistos

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Entrega de vans e assinatura de ordem de serviço em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca
