Chuvas e falta de energia afetam abastecimento de água em 12 municípios

Doze municípios da Região Metropolitana de Maceió (RMM) e Zona da Mata e do Litoral (ZML) de Alagoas enfrentam, nesta quarta-feira (21), deficiência no fornecimento de água devido às chuvas intensas, falta de energia elétrica e problemas mecânicos.
A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) atua em todas as localidades afetadas com o objetivo de restabelecer o abastecimento o mais rápido possível.
Região Metropolitana de Maceió
Na RMM, o abastecimento para os municípios de Rio Largo e Messias foi afetado devido às chuvas nos mananciais, que causaram alto nível de turbidez da água bruta. Esta ocorrência comprometeu o processo de tratamento e exigiu a suspensão temporária das captações. Já em Murici, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Cansanção e Cachoeira está operando com vazão reduzida.
No bairro Riacho Doce, em Maceió, uma falta de energia deixou inoperante o sistema que abastece a localidade. Técnicos da Casal entraram em contato com a concessionária responsável e aguarda o retorno do potencial elétrico.
Após o retorno dos sistemas, a água será tratada pela Casal e, em seguida, repassada à BRK, concessionária responsável por distribuí-la aos moradores das localidades da RMM.
Zona da Mata e Litoral
Devido a uma falta de energia, que ocorre desde as 21h da terça-feira (20), o sistema de produção de água em Passo de Camaragibe está paralisado. Em Novo Lino, após uma queda elétrica, às 2h da madrugada desta quarta-feira (21), a estação não retomou suas atividades automaticamente e, por isso, o eletricista foi acionado para verificar o problema in-loco.
Nos municípios de Anadia, Campestre, Colônia Leopoldina, Maribondo, e Matriz de Camaragibe, os mananciais foram afetados pelas chuvas, o que elevaram o nível de turbidez da água bruta. Diante dessa situação, o processo de tratamento foi comprometido e as atividades das captações foram temporariamente suspensas.
Em todas essas cidades afetadas pelas chuvas, as equipes da Casal seguem monitorando a qualidade da água e retomarão a captação assim que for possível e seguro, assegurando a qualidade da água fornecida à população.
Além disso, o município de Capela enfrenta problemas por causas mecânicas. Materiais sólidos e detritos carreados pelas fortes chuvas obstruíram a tubulação do percurso da barragem até a Estação de Tratamento de Água (ETA) da localidade. Tão logo o mau tempo melhore, a companhia executará a limpeza do equipamento o mais breve possível. Para amenizar os efeitos do desabastecimento, a Casal liberou a atuação de dois carros-pipas para atender a população.
Em todas as localidades que estão com o fornecimento de água irregular, após o tratamento realizado pela Casal, a água é repassada à concessionária Verde Alagoas, responsável pela distribuição.
Últimas Notícias

Polícia Civil investiga achado de dois corpos em cova rasa na zona rural de Rio Largo

Alfredo Gaspar transforma experiência na segurança pública e combate ao crime em projetos de lei no Congresso

Polícia identifica suspeito de assaltar ótica em Arapiraca

PF apreende R$ 65 mil em eletrônicos não declarados no Aeroporto Zumbi dos Palmares

FPI atua para combater trabalho análogo à escravidão em pedreiras no Sertão alagoano
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Arapiraca tem uma rua chamada 'Super Nintendo'?

Inauguração do Centro de Educação Infantil Leônia Fontes

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano
