Andreia Feitosa toma posse como presidente da Comissão de Saneamento e Recursos Hídricos do IAB

A advogada Andreia Feitosa tomou posse na tarde desta segunda-feira (19), no Rio de Janeiro, como presidente da Comissão de Saneamento e Recursos Hídricos do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), a mais antiga entidade jurídica do país. A nomeação, válida para o triênio 2025–2028, representa um marco na trajetória da jurista, que há mais de uma década atua em causas estruturantes ligadas ao direito público, a sustentabilidade e à justiça social.
Sua presença na presidência da comissão fortalece a representatividade feminina em espaços de liderança no meio jurídico, além de renovar o compromisso do IAB com temas estruturantes e com a promoção da pauta dos recursos hídricos, acesso a água potável e a coleta, tratamento do esgotamento sanitário. A Comissão de Saneamento e Recursos Hídricos do IAB tem como missão elaborar estudos, pareceres e propostas legislativas voltadas à universalização do saneamento, à regulação do setor e à proteção dos corpos d’água. Sob a liderança de Andreia, a expectativa é de que a comissão atue com ainda mais protagonismo na articulação entre operadores do direito, gestores públicos, universidades e a sociedade civil organizada.
Durante a posse, Andreia destacou que sua gestão será marcada pela presença ativa nos estados, escuta nos territórios e desenvolvimento de projetos estruturantes.
“Nosso compromisso é democratizar o acesso à informação jurídica, fortalecer uma advocacia comprometida com a transformação social e consolidar o saneamento básico como pauta central da cidadania brasileira”, afirmou. Ela também enfatizou a importância de interiorizar o debate sobre o direito à água e ao esgotamento sanitário, levando-o especialmente aos territórios mais vulnerabilizados.
Com 14 anos de experiência na advocacia, Andreia possui uma sólida formação acadêmica: é mestre em Direito Público pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), em Brasília, e especialista em Direito Eleitoral pela Fundação César Montes (BA). Atuou como conselheira seccional e diretora de Comunicação e Relações Institucionais da OAB Alagoas, onde foi responsável por fundar a primeira Comissão de Saneamento Básico da instituição, criando um espaço inédito de articulação jurídica sobre o tema. No próprio IAB, exerceu anteriormente o cargo de vice-presidente da Comissão que agora passa a liderar.
Além da atuação jurídica, Andreia também é fundadora da startup social Por Mulheres Brasil, voltada à promoção da equidade de gênero, escuta comunitária e fortalecimento da cidadania ativa das mulheres. Sua trajetória une técnica, sensibilidade social e engajamento institucional — características que devem pautar a atuação da comissão nos próximos anos, em diálogo constante com a sociedade, advocacia e o poder público.
Últimas Notícias

Ônibus utilizado pelas bandas Djavú e Bonde do Forró fica destruído após incêndio

Filho viajou com amigos após matar a própria mãe e jogar corpo embaixo de viaduto

Estado de saúde de estudante que recebeu descarga elétrica em Jacuípe é estável, diz HGE

Mais de 500 pessoas devem ser atendidas na 1° edição do Corações da Paz, em Maceió, neste sábado (26); programa ainda será lançado em Arapiraca

Brasileiro atraído pelas redes sociais para lutar na Ucrânia morre em confronto com tropas russas
Vídeos mais vistos

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Morte em churrascaria de Arapiraca
