Ufal suspende atividades presenciais em Maceió, Rio Largo e Viçosa devido às fortes chuvas
Em razão das fortes chuvas que atingem o estado de Alagoas, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) suspendeu todas as atividades presenciais nos campi A.C. Simões, em Maceió, de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca), em Rio Largo, e Unidade de Viçosa, nesta segunda (19) e terça-feira (20). A decisão foi tomada diante do agravamento da situação climática e dos alertas emitidos pela Defesa Civil Municipal e Estadual.
Para tomar a decisão de suspender as atividades presenciais, o reitor Josealdo Tonholo conversou com o coronel Moisés Melo, da Defesa Civil Estadual, e o professor Abelardo Nobre, coordenador da Defesa Civil de Maceió. “A Defesa Civil nos alertou que a previsão é de intensificação das chuvas ao longo desta manhã e durante a terça-feira. O nível dos rios está subindo, e há riscos de alagamentos e quedas de árvores. Ainda não há estradas interditadas, mas a situação pode piorar. Diante disso, estamos orientando a suspensão das atividades presenciais e, sempre que possível, a adoção do formato remoto. Sei que estamos em período de avaliações, mas a segurança de todas as pessoas é prioridade”, reforçou, ao destacar que também conversou com o Fórum de Diretores das Unidades Acadêmicas e a direção do Diretório Central dos Estudantes (DCE).
Com as atividades suspensas, a Pró-reitoria também emitiu nota esclarecendo que o Restaurante Universitário (RU) de Maceió funcionará nesta segunda-feira (19) apenas para o almoço, mantendo atendimento para os moradores da Residência Universitária (RUA). No Ceca, vai funcionar somente para o almoço de hoje e, amanhã, estará fechado. Os demais restaurantes da Unidade de Viçosa, dos campi Arapiraca e do Sertão, em Delmiro Gouveia, abrem normalmente.
A Biblioteca Central (BC) da Ufal foi bastante afetada pelas fortes chuvas. De acordo com a diretora Cristiane Estevão, o prédio amanheceu alagado, com infiltrações e água em setores do acervo e do serviço de empréstimos. "Estamos suspendendo o funcionamento da BC. Ficaremos totalmente no remoto", informou.
A Ufal orienta que a comunidade acadêmica acompanhe os canais oficiais da instituição para novas atualizações. A situação mobiliza equipes da Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra), que está visitando os prédios do Campus A.C. Simões para fazer o levantamento dos estragos. "Estamos tentando atender a todos os chamados, mas a situação está muito complicada", declarou o pró-reitor Felipe Paes.
De acordo com levantamento já feito, muitos prédios estão com infiltração e alagamento e também houve queda de árvores no Ceca, na área da Faculdade de Odontologia (Foufal) e no estacionamento da Reitoria. A recomendação da Proinfra é não estacionar veículos em baixo ou próximo de árvores e não trafegar em áreas alagadas.
Simpósio está mantido
Apesar da suspensão das atividades presenciais na Ufal, nesta segunda (19), em decorrência das fortes chuvas, está mantida a realização do 1º Simpósio Alagoano de Saúde da População Negra, Povos de Terreiro e de Matrizes Africanas, que ocorre de hoje até dia 21 de maio, no auditório da Reitoria, no Campus A.C. Simões. A organização do evento decidiu manter a programação porque já conta com a presença de participantes vindos de outros estados.
O simpósio é fruto da parceria entre a Faculdade de Medicina, a Faculdade de Serviço Social, o Centro Inaê, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (Renafro). O objetivo é debater a implementação de políticas públicas de saúde voltadas à população negra e aos povos de terreiro. Participam do evento representantes do Ministério da Saúde e do Ministério da Igualdade Racial, reforçando a importância da pauta no contexto nacional.
Últimas Notícias
PM é acionada para ocorrência de ameaça e irmãos trocam acusações no bairro Planalto: 'Maloqueiro'
Suspeito de atropelar dois primos em Marechal Deodoro é identificado após passar por câmeras em Maceió
Mulher fica presa às ferragens após colisão entre dois carros na Pajuçara
Estado de Alagoas é reconhecido nacionalmente e recebe Prêmio Brasil Sem Fome
Queimadas constantes no bairro Planalto voltam a preocupar moradores em Arapiraca
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Luciano Barbosa entrega nova praça e Arapiraquinha no Jardim Esperança
Superintendente da SMTT fala sobre mudanças no trânsito de Arapiraca

