Campanha Registre-se! garante dignidade no Vergel do Lago

A estudante do curso de Auxiliar em Saúde Bucal, Aise Patrícia Ramos Tavares, chegou à Escola Municipal Senador Rui Palmeira, por volta das 7h30 desta segunda-feira (12), e conseguiu todas as senhas de atendimento. Ela atualizou o registro civil, o título de eleitor, a carteira nacional de identidade, o CPF, e ainda se beneficiou dos serviços ofertados pela campanha Registre-se!, como testes rápidos e outros atendimentos de saúde.
“Essa campanha é maravilhosa e vai ajudar muita gente, porque muitos aqui têm uma certa dificuldade para tirar a documentação; e aqui a gente está conseguindo fazer tudo, de imediato. A gente vem, pega as fichas, aguarda e faz tudo no mesmo dia, no mesmo local. É uma praticidade enorme. Até a declaração para apresentar ao curso eu consegui aqui hoje”, disse.
Aise contou, ainda, que a dinamicidade da campanha a fez economizar tempo e dinheiro, uma vez que precisaria agendar atendimentos e ainda custearia os serviços. “Acho que eu demoraria muito para fazer todos os documentos, porque cada procedimento é uma etapa diferente; e muitos deles têm o agendamento. Então quando a gente faz agendamento, demora. Para mim, aqui, foi maravilhoso, porque eu consegui fazer tudo de uma vez só”, concluiu.
Com a intenção de dar maior durabilidade à certidão de nascimento do filho, a vendedora Josefa Tatiana Mendonça plastificou o documento de Miguel Vieira Gomes e nem imaginava que, no futuro, teria problemas para identificá-lo em algum órgão público. Ao apresentar o registro no Instituto de Identificação, não foi possível emitir a Carteira de Identidade Nacional, porque um número estava ilegível.
Acompanhado da mãe Josefa Tatiana Mendonça, Miguel Vieira Gomes conseguiu um novo registro. Foto: Niel Rodrigues
"Eu vi na televisão que ia ter registro civil de graça aqui e já fui buscar meu filho na escola para tirar os documentos. O atendimento foi rápido e já estamos indo para casa com o registro civil em mãos. Agora vou tentar atualizar a carteira de identidade dele”, disse.
A marisqueira Vitória Fonseca, que reside no Vergel do Lago, chegou logo cedo com o filho recém-nascido, Levy Miguel. Ela também ficou sem a certidão de nascimento após o documento ser danificado por água. “O atendimento foi ótimo e consegui resolver tudo o que precisava. Agora só estou aguardando o RG que fiz há pouco”, disse.
Vitória Fonseca emitiu um novo registro, durante a campanha Registre-se!, no Vergel do Lago. Foto: Niel Rodrigues
Girau do Ponciano e Feira GrandeNo dia 14 de maio, serão entregues registros civis, RG e CPF aos reeducandos do Presídio do Agreste. Já nos dias 15 e 16 de maio, a campanha leva todos os serviços para Feira Grande, no Ginásio poliesportivo Jair Carvalho de Lira, na Rua Boa Vista, nº 385, onde a população será beneficiada, em especial os povos indígenas, que poderão emitir a Certidão de Exercício de Atividade Rural - Indígena (CEAR), documento fundamental para a aposentadoria rural e acesso a outros benefícios.
Promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a campanha Registre-se! ocorrerá em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal. Ela será realizada pelas justiças estadual e federal com o objetivo de erradicar o sub-registro civil de nascimento no país e ampliar o acesso à documentação civil básica para todos os brasileiros. A edição deste ano dará atenção especial aos indígenas, às pessoas em situação de rua, à população carcerária e aos refugiados.
Últimas Notícias

Mulher morre e homem fica em estado grave após misterioso incidente dentro de carro, em Igaci

Caminhão de Rionegro e Solimões se envolve em grave acidente na BR-369

Superação, música e boas energias marcam a 1º Corrida Laranja do Supermercado São Luiz, em Arapiraca

Personalidades da música e da cultura brasileira prestam homenagens a Hermeto Pascoal

Emprega Mais Alagoas certifica 200 trabalhadores em Chã Preta
Vídeos mais vistos

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca

Arapiraca tem uma rua chamada 'Super Nintendo'?
