Mesmo preso, ex-presidente das Filipinas é eleito prefeito e tentará governar da cadeia

O ex-presidente das Filipinas Rodrigo Duterte foi eleito prefeito de sua cidade natal nesta segunda-feira (12), mesmo estando preso em Haia, na Holanda. Ele é acusado pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) de crime contra a humanidade por causa de execuções promovidas pelo governo durante a campanha antidrogas que liderou quando era presidente.
Duterte foi detido em março, mas isso não impediu sua candidatura. Com 80% das urnas apuradas em uma contagem não oficial, ele aparecia com oito vezes mais votos que o segundo colocado.
A vitória aconteceu durante as eleições de meio de mandato e mostra que ele mantém apoio em Davao, onde já governou por mais de duas décadas. A fama de “combate ao crime” ainda mobiliza seus eleitores.
Duterte pode se tornar o primeiro ex-chefe de Estado asiático a ser julgado pelo TPI. A prisão causou protestos no país. Aliados chamaram a ação de “sequestro” feito a mando de um tribunal estrangeiro.
O ex-presidente nega as acusações e diz que a prisão foi ilegal. O TPI afirma que tem jurisdição porque os crimes investigados ocorreram antes de Duterte retirar o país do acordo sobre o tribunal, em 2019. Relembre mais abaixo.
Mesmo preso, a força política de Duterte aumentou. Dois filhos dele também venceram nas urnas: um foi reeleito deputado, e o outro venceu a disputa para vice-prefeito de Davao. Com a ausência do pai, ele deve assumir o comando da cidade.
O domínio da família em Davao pode ser decisivo no cenário nacional. A vice-presidente Sara Duterte, filha de Rodrigo, enfrenta um processo de impeachment. Se for condenada, pode ser banida da política e perder a chance de disputar a presidência.
Ela comentou a vitória do pai e disse que a posse está sendo discutida. “O advogado do TPI disse que, quando tivermos o certificado de proclamação, vamos ver como ele pode tomar posse”, afirmou.
Últimas Notícias

Alfredo Gaspar é indicado como titular da CPMI que vai investigar fraudes no INSS

Prefeitura de Penedo inaugura Casa do Empreendedor José Carlos Dalles

Líder de facção é condenado a mais de 51 anos de prisão por dois homicídios e uma tentativa em Arapiraca

Polícia Civil investiga achado de dois corpos em cova rasa na zona rural de Rio Largo

Alfredo Gaspar transforma experiência na segurança pública e combate ao crime em projetos de lei no Congresso
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Arapiraca tem uma rua chamada 'Super Nintendo'?

Inauguração do Centro de Educação Infantil Leônia Fontes

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano
