STF nega pedido de afastamento de Ednaldo Rodrigues da CBF
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, negou nesta quarta-feira o pedido de afastamento de Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF. Ele não reconheceu as petições apresentadas pela deputada federal Daniela do Waguinho (União-RJ) e pelo vice-presidente da CBF Fernando Sarney, "em razão da falta de legitimidade dos requerentes para atuar em ação de controle concentrado".
Ainda na decisão, o ministro do STF e relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) considera "incabível o pedido de afastamento do presidente da CBF no presente feito", pois o caso "se restringe ao exame... da constitucionalidade de dispostivos da Lei Geral do Esporte e da Lei Pelé", ressaltou Gilmar Mendes. Ele também rechaçou "se falar em reconsideração da decisão cautelar", o que foi pedido tanto pela deputada quanto pelo vice-presidente da CBF.
- Não há que se falar em reconsideração da decisão cautelar, uma vez que ela já esgotou os efeitos e não mais vigora, dada a insubsistência dos requisitos fáticos e jurídicos que outrora legitimaram o seu provimento - diz a decisão.
- Não havia, à época, quaisquer elementos nos autos que levassem à compreensão ou sequer suspeitas de ocorrência de simulação, fraude ou incapacidade civil dos envolvidos - afirmou o ministro do STF.
No entanto, o ministro do STF determinou ao Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro "a apuração imediata e urgente... dos fatos narrados nas petições" - que tratam de suposta falsa assinatura em acordo homologado pelo STF, que extinguiu o mérito e garantiu a permanência de Ednaldo Rodrigues no poder na CBF.
Também na decisão publicada na noite desta quarta-feira, o ministro do STF ponderou, no entanto, que manifestações posteriormente enviadas ao STF noticiam graves suspeitas de vícios de consentimento, capazes de comprometer o acordo homologado em 21 de fevereiro. Por isso, determinou que as alegações deverão ser analisadas no âmbito da Ação Civil Pública (ACP) que originou o acordo, no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.
Últimas Notícias
Conselho Municipal de Saúde realiza visita técnica às novas instalações da maternidade da Santa Casa de Penedo
Jovem morre após ser baleada na cabeça em frente ao pai e namorado durante assalto
Jovem de 23 anos chega em casa embriagado e agride a própria mãe em Cacimbinhas
Corpos dos 117 suspeitos mortos em megaoperação no RJ são liberados, diz Defensoria Pública
Artistas e artesãos representam Penedo na Bienal Internacional do Livro de Alagoas
Vídeos mais vistos
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Morte em churrascaria de Arapiraca
Superintendente da SMTT fala sobre mudanças no trânsito de Arapiraca
Luciano Barbosa entrega nova praça e Arapiraquinha no Jardim Esperança

