FIFA anuncia as oito cidades-sede da Copa do Mundo Feminina no Brasil

Por Redação com Flashscore 07/05/2025 19h07
Por Redação com Flashscore 07/05/2025 19h07
FIFA anuncia as oito cidades-sede da Copa do Mundo Feminina no Brasil
Taça da Copa do Mundo feminina - Foto: © Thais Magalhães/CBF/Direitos Reservados

A FIFA oficializou nesta quarta-feira (7) as oito cidades do Brasil que serão sedes da Copa do Mundo Feminina de 2027. Será a primeira vez que o evento acontecerá na América do Sul.

As cidades-sede e os respectivos estádios são os seguintes: Belo Horizonte (Mineirão), Brasília (Estádio Nacional), Fortaleza (Arena Castelão), Porto Alegre (Beira-Rio), Recife (Arena Pernambuco), Rio de Janeiro (Maracanã), Salvador (Arena Fonte Nova) e São Paulo (Itaquerão). Ficaram de fora Belém, Cuiabá, Manaus e Natal, as outras quatro cidades que participaram do processo seletivo.

Todos os estádios selecionados foram palcos da Copa do Mundo Masculina de 2014 no Brasil. De acordo com a organização, a escolha reflete a diversidade do país. Serão, portanto, três sedes no Sudeste, três no Nordeste, uma no Centro-Oeste e uma no Sul do país.

"Do samba ao frevo, das praias deslumbrantes às cidades cosmopolitas; o mundo experimentará a energia, a cor e o calor humano que só o Brasil pode oferecer", afirmou Gianni Infantino, presidente da FIFA.

"Seguiremos trabalhando em estreia colaboração com as cidades-sede na emocionante jornada que temos pela frente, criando momentos inesquecíveis em cada um dos estádios de vocês em 2027, e garantindo que esse torneio tenha um grande e amplo impacto positivo", prosseguiu Infantino.

"Somos profundamente gratos a todas as 12 cidades que participaram de um minucioso e competitivo processo de seleção para sediar a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027. Belém, Cuiabá, Manaus e Natal, nós agradecemos muito, muito mesmo a vocês por seus esforços extraordinários. Sua paixão não passou despercebida, e estamos comprometidos em manter contato e encontrar maneiras significativias de vocês também fazerem parte deste evento histórico", concluiu o presidente da FIFA.

Com o processo concluído, as oito cidades-sede receberão nos próximos dias uma equipe de especialistas da FIFA para dar início à fase de planejamento operacional do evento. O avançar do processo reservará os momentos mais aguardados antes de a bola rolar, de fato, como o anúncio do calendário de jogos, além do lançamento oficial da marca do evento e, claro, a tabela final com as partidas.

"As cidades-sede escolhidas pela FIFA já contam com estádios e centros de treinamento modernos para receber jogadores e torcedores de todo o mundo. Além disso, oferecem uma excelente rede hoteleira e uma infraestrutura urbana eficiente, com sistemas de mobilidade, segurança e serviços públicos prontos para oferecer o que um evento dessa magnitude exige", observou Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.

"Porém, sabemos que o nosso principal objetivo como país-sede vai muito além do campo. Em 2027, a nossa Copa do Mundo Feminina da FIFA — uma Copa do Mundo com foco social — será um verdadeiro momento de transformação: uma reunião de histórias, vozes e comunidades que reafirmam o poder do esporte como ferramenta de inclusão, igualdade e união social", finalizou Ednaldo.