Sesau e DEA garantem transferência de bebê cardiopata para realização de cirurgia em Pernambuco

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) garantiu, nesta quarta-feira (7), a transferência de mais um bebê diagnosticado com cardiopatia congênita para a realização de uma cirurgia em Recife, Pernambuco.
Heitor Fortunato do Nascimento, de apenas 10 dias de vida, foi transportado em uma aeronave do Departamento Estadual de Aviação (DEA), com o apoio logístico do Programa Salva Mais, composto pelo Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
O recém-nascido estava internado na Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), localizada no bairro Poço, em Maceió, e foi levado para o Pronto-Socorro Cardiológico de Pernambuco (Procape), em Recife. Na unidade de saúde pernambucana, ele irá passar por uma cirurgia para corrigir a má-formação congênita.
Heitor apresentou um desconforto respiratório após o nascimento e o Teste do Coraçãozinho detectou uma alteração na frequência cardíaca. Após uma avaliação médica mais completa, viu-se a realização da cirurgia como necessária e urgente para salvar a vida do recém-nascido alagoano.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, destacou o empenho do Governo de Alagoas em assegurar a logística necessária para a transferência.
“Diante da urgência desse caso, nos mobilizamos para garantir a ida do bebê com segurança e a realização da cirurgia que ele tanto precisa. O governador Paulo Dantas diz que cada vida é prioridade e vamos seguir trabalhando para assegurar a melhor assistência aos alagoanos”, afirmou o gestor da Sesau.
O gerente técnico de Operações Aéreas do DEA, major Cristian Bons, pontuou que o transporte aconteceu como foi planejado, sem nenhuma intercorrência.
"Esse transporte foi ímpar. Levamos Heitor, com apenas 10 dias, para cirurgia cardíaca em Recife. Ele permaneceu estável e chegou bem em Recife para ser operado", frisou.
Também atuou, para a efetivação da ação, o Programa Tratamento Fora de Domicílio (TFD). O serviço garante que pacientes alagoanos tenham acesso a serviços de saúde que não estão disponíveis no Estado.
Últimas Notícias

Ex-jogador Diego Ribas passa dia trabalhando como gari no Rio de Janeiro

Delegado Ruy Ferraz Fontes é executado a tiros no litoral de SP

Jovem de 15 anos morre após cair de toboágua no Thermas dos Laranjais, em Olímpia

Amigos, parentes e músicos se despedem de Hermeto Pascoal

Mulher cai de ponte de 8 metros e é resgatada pelos bombeiros em Arapiraca
Vídeos mais vistos

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Arapiraca tem uma rua chamada 'Super Nintendo'?
