Gestores do sistema prisional do país se reúnem em Alagoas para discutir política carcerária
Alagoas sedia, a partir desta quinta-feira (8), a 13ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, da Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej). Serão dois dias de discussão sobre política carcerária e experiências bem-sucedidas aplicadas no estado.
A reunião do Consej é uma oportunidade para gestores do sistema prisional discutirem e aprimorarem a administração penitenciária, com visitas técnicas aos estabelecimentos alagoanos e debates entre os convidados que visam a melhoria dos serviços oferecidos à população carcerária e à sociedade.
São esperados em Alagoas secretários, diretores e gestores de secretarias de Justiça, de Cidadania, de Administração Penitenciária, do Sistema Penal, Socioeducativo e de Ressocialização dos estados, além de representantes do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) e da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen).
“Alagoas está de braços abertos para receber esses gestores e secretários do Brasil aqui na nossa casa. Sem dúvida que será uma experiência inesquecível para todos que participarem. É uma honra nossa sediar um evento dessa importância”, ressalta o secretário de Ressocialização e Inclusão Social de Alagoas, Diogo Teixeira.
Os conselheiros realizarão visitas técnicas às unidades prisionais e conhecerão de perto o modelo de gestão aplicado em Alagoas, os projetos de ressocialização e o esforço contínuo do Governo de Alagoas em promover um sistema mais humanizado e eficiente.
“Durante a reunião, teremos um momento de decisão que é a eleição do Consej. Estamos prontos para compartilhar a experiência alagoana, ouvir, aprender e construir, juntos, um sistema de prisional mais justo, inclusivo e eficiente”, finaliza a policial penal Shirley Miranda, chefe de gabinete da Seris.
Programação
No dia 8 de maio, pela manhã, os gestores e representantes dos estados irão conhecer o Núcleo Ressocializador da Capital (NRC), unidade prisional referência em ressocialização e reconhecida por suas boas práticas, incluindo a oferta de educação, trabalho e a promoção de um ambiente humanizado.
No NRC, haverá apresentação de uma banda formada por reeducandos e exposição do artesanato e itens da padaria, produzidos pelas pessoas privadas de liberdade recolhidas na unidade prisional. Na sequência, os gestores seguem para visitas à Penitenciária de Segurança Máxima (PenSM) e, à tarde, ao Presídio de Segurança Máxima de Maceió (PSMM), em Maceió.
Na sexta-feira (9), pela manhã, terá a abertura oficial da 13ª Reunião do Consej/Alagoas com apresentações regionais, no Palácio República dos Palmares, em Maceió; seguida da eleição da nova diretoria do Consej. No mesmo dia, os visitantes terão acesso a informações sobre o modelo de cogestão em Alagoas e apresentação do Método Construtivo Modular, além de debate sobre o uniforme da Polícia Penal.
No período da tarde, ainda no Palácio República dos Palmares, os representantes das unidades da federação irão discutir pautas oriundas dos estados do Rio de Janeiro e de Goiás, que vão tratar sobre avanços e desafios do sistema penitenciário.
Últimas Notícias
HEA participa de roda de conversa sobre acolhimento de pacientes com TEA em Hospital de Palmeira dos Índios
Homem é baleado, vítima de tentativa de homicídio, em bar de Arapiraca
Corpos de policiais assassinados em viatura são liberados pelo IML e sepultamentos ocorrem nesta quinta-feira, 21
Carreta tomba na rodovia BR 316, em Atalaia
Festival Drag Dinner Alagoas: artistas vivem da arte drag no estado para além do palco e do brilho
Vídeos mais vistos
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Instalação de painéis solares na Prefeitura de Arapiraca
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Novo residencial a preço acessível é lançado em Arapiraca

