Mostra Mulheres+ no Cinema anuncia a 2ª edição em Maceió (AL): Rosa Mossoró e Adélia Sampaio são as homenageadas da vez

O Festival Carambola e a Piracema Studio, produtoras culturais alagoanas, anunciam a 2ª edição da Mostra Mulheres+ no Cinema, evento da sétima arte que acontecerá em Maceió (AL) entre os dias 1º e 06 de julho. Em 2025 a programação gratuita propõe mostras competitivas, atividades culturais e educativas com exibições de filmes, oficinas formativas e intervenções artísticas.
Fomentando o cinema feito por mulheres e pessoas atravessadas por experiências de exclusão por questões de gênero (mulheres trans e cis, pessoas não binárias e homens trans), o evento propõe o debate sobre a diversidade e disparidade de gênero em produções audiovisuais alagoanas e brasileiras. Ainda mais potente, a 2ª edição da Mostra tem por objetivo reverberar e fortalecer histórias que rompem a normatividade e celebram novas formas de existir, amar e criar.
A 2ª Mostra Mulheres+ no Cinema é uma realização do Festival Carambola e da Piracema Studio, com recurso da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, operacionalizado pela Prefeitura de Maceió, através da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de Maceió, e pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas.
Conceito da 2ª Mostra Mulheres+ no Cinema
A Mostra Mulheres+ no Cinema é tela de projeção para o cinema alagoano protagonizado e produzido por mulheres e pessoas LGBTQAPN+ e, em 2025, segue celebrando o trabalho de mulheres+ no audiovisual com o tema “Desapropriando corpos dissidentes: a potência do cinema para além da narrativa heterossexual”.
As realizadoras convidam o público a experimentar em coletivo a pluralidade de narrativas, estéticas e linguagens que resistem ao silenciamento. Nesta edição o projeto homenageia Adélia Sampaio e Rosa Mossoró, duas mulheres negras que marcaram a luta pelos direitos LGBTQIAPN+ e que ousaram a existir, criar e resistir subvertendo padrões heteronormativos.
Adélia Sampaio (MG) foi a primeira cineasta negra a dirigir um longa-metragem comercial no Brasil, o emblemático “Amor Maldito” (1984), obra que abordou de forma pioneira na América Latina a homossexualidade feminina.
Corajosa, Adélia, trouxe para o protagonismo de seu filme a relação amorosa entre duas mulheres em plena ditadura militar no Brasil. Sua trajetória desafia o apagamento histórico e inspira gerações de realizadoras negras e dissidentes.
Rosa Mossoró (AL) é uma figura emblemática da cena cultural e noturna de Maceió, conhecida por sua atuação como artista, empresária e anfitriã de espaços que acolhem a diversidade desde a década de 1970.
À frente do lendário Espaço Cultural La Rosa Mossoró, que a consagrou como a rainha da noite alternativa de Maceió, ela criou um ambiente onde música, poesia, artes visuais e encontros se entrelaçam, oferecendo um refúgio para a comunidade LGBTQIAPN+ e artistas locais.
Inscrições abertas para as mostras competitivas
A 2ª edição da Mostra Mulheres+ no Cinema está com chamada aberta até o dia 09 de maio para filmes que ampliam vozes dissidentes nas telas - as inscrições podem ser realizadas através do formulário oficial do evento.
As mostras competitivas são destinadas a curtas-metragens de até 30 minutos, finalizados entre agosto de 2023 e julho de 2025, dirigidos por mulheres cis, mulheres trans, travestis, pessoas não binárias, transmasculinas e homens trans - confira todas as orientações no regulamento.
As produções podem ser enviadas por cineastas de todo território nacional, que serão divididas nas categorias “Mostra+ Alagoas”, “Mostra+ Brasil” e “Mostra+ Videoclipes”.
A seleção dos filmes para as mostras competitivas será realizada por uma comissão de curadoria composta por pessoas reconhecidas no setor audiovisual e áreas afins, nomeada pela produção da 2ª Mostra Mulheres+ no Cinema, cuja decisão será soberana.
Acompanhe a divulgação das próximas fases e demais etapas da programação no perfil oficial: Mostra Mulheres+ no Cinema (@mulheresmaisnocinema) | Instagram.
Últimas Notícias

Chelsea e Betis avançam e farão final da Conference League em solo polonês

Com gol de Casemiro, United atropela Bilbao e fará final inglesa na Liga Europa

Atlético-MG toma virada do Deportes Iquique e perde a primeira na Sul-Americana

Adolescente de 15 anos é internada após sofrer bullying, ataques racistas e homofóbicos

Caso Madeleine McCann pode ser reaberto após inquérito revelar novas provas
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

3º Festival do Camarão em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano
