Vaticano nega que Pietro Parolin, um dos favoritos no conclave, esteja doente e anuncia ausência de mais 2 cardeais
O Vaticano negou que o cardeal italiano Pietro Parolin, ex-secretário de Estado do papa Francisco e um dos apontados como favorito no conclave, esteja doente em um comunicado enviado à imprensa nesta sexta-feira (2).
"Durante o encontro com jornalistas, o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, negou a hipótese de que o Cardeal Pietro Parolin tenha adoecido, especificando que tal episódio não ocorreu. Ele também negou o uso de intervenções por pessoal médico ou de enfermagem", diz o texto.
Faltando cinco dias para a escolha do novo pontífice, a Santa Sé também anunciou que mais dois cardeais com direito a voto na cerimônia não irão participar: Antonio Cañizares Llovera, Arcebispo Metropolitano Emérito de Valência (Itália), e John Njue, Arcebispo Metropolitano Emérito de Nairóbi (Quênia).
Além disso, também confirmou que quatro cardeais eleitores ainda são esperados em Roma.
Com quatro ausências confirmadas, por enquanto, 131 cardeais participarão do conclave.
Na manhã desta sexta-feira ocorreu a oitava Congregação Geral, uma audiência diária que reúne todos os cardeais - votantes ou não - para refletir sobre os desafios e missões da Igreja antes do conclave. De acordo com o comunicado, mais de 180 cardeais estiveram presentes, incluindo mais de 120 eleitores.
No encontro de quarta-feira (30), os cardeais debateram como manter a agenda de reformas da Igreja Católica promovida pelo papa Francisco.
"Entre os vários tópicos discutidos, também se discutiu como as estruturas econômicas podem continuar a apoiar as reformas do papado", disse o Vaticano, em nota.
Nesta sexta, casos de abusos sexuais e escândalos financeiros dentro da Cúria Romana também foram lembrados.
"Matteo Bruni relatou que essas questões foram abordadas como "uma ferida" a ser mantida "aberta", para que a consciência do problema permaneça viva e caminhos concretos possam ser identificados para sua cura", afirma o texto enviado pelo Vaticano.
Conclave
O conclave, processo eleitoral para eleger um novo papa, começará em 7 de maio, na Capela Sistina.
Os cardeais votarão quatro vezes por dia até que uma maioria de dois terços — pelo menos 89 cardeais — concorde com o mesmo candidato.
Em paralelo, as listas de "candidatos a papa" se multiplicam. O cardeal Pietro Parolin aparece entre os favoritos junto com o filipino Luis Antonio Tagle, o "Francisco asiático".
Mas os cardeais se recusam a dar qualquer pista sobre os nomes que estão sendo cogitados em meio à enxurrada de perguntas dos jornalistas ao entrarem no Vaticano.
Últimas Notícias
Homem é morto a tiros próximo ao IFAL, no Centro de Satuba
Irmãos são mortos a tiros em duplo homicídio no interior de Alagoas
Domingo de Carnaval terá tempo instável e possibilidade de chuva em Alagoas
Briga termina com homem baleado no Jardim Petrópolis, em Maceió
Detento é morto com golpes de espeto no Presídio de Segurança Máxima de Maceió
Vídeos mais vistos
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Luta completa UFC 162 - Anderson Silva x Chris Weidman

