Tarifa de energia em Alagoas vai ter redução a partir de maio

A partir do dia 3 de maio, os consumidores alagoanos passarão a pagar menos pela energia elétrica. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira (29), a mudança tarifária anual da Equatorial Alagoas com índices negativos, o que resultará, na prática, em uma redução média de 6,79% nas tarifas para os consumidores cativos. No caso dos clientes residenciais da classe B1, a queda será ainda maior: -6,99%.
A medida representa um alívio no orçamento de mais de 1,4 milhão de alagoanos atendidos pela distribuidora e reflete um conjunto de fatores favoráveis, como a redução de encargos setoriais, menores custos de transmissão de energia e componentes financeiros. Além disso, a Equatorial Alagoas solicitou o diferimento de R$ 150 milhões, o que ajudará a evitar aumentos tarifários mais expressivos até 2026.
Segundo o superintendente de Políticas Energéticas da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), Bruno Macedo, o reajuste negativo é resultado de um esforço técnico e institucional que envolveu a Aneel, a distribuidora e o Conselho de Consumidores da Equatorial Alagoas (Ccedal), do qual a Sedics faz parte.
“O reajuste tarifário negativo homologado pela Aneel para Alagoas é reflexo de trabalho conjunto envolvendo a agência reguladora, a distribuidora e o Ccedal, representado por seus integrantes dos segmentos residencial, comercial, rural e industrial, além do poder público estadual”, afirma Macedo.
A decisão reforça o compromisso do Estado com políticas que promovam a modicidade tarifária e a sustentabilidade do setor elétrico. Além de aliviar o custo da energia para as famílias, a medida favorece o consumo consciente, melhora a competitividade de pequenos negócios e estimula a economia local nos 102 municípios alagoanos.
Últimas Notícias

Audiência no STF termina sem acordo sobre IOF

Aposta do RS fatura sozinha prêmio de R$ 45,1 milhões da Mega-Sena

Aposentados têm até dia 21 para aderir ao plano de devolução

Bolsonaro se declara para Trump: “Sou apaixonado por ele”

Brasil volta a repudiar intromissão dos EUA em assuntos do Judiciário
Vídeos mais vistos

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Prefeito de Junqueiro em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca
