Sesau assegura mais uma transferência de recém-nascida para centro cardiológico em Recife

A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) realizou, nesta segunda-feira (21), a transferência de mais uma recém-nascida com cardiopatia congênita da Maternidade Escola Santa Mônica, em Maceió, para o Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco Professor Luiz Tavares (Procape), em Recife. A bebê, de apenas 21 dias, foi levada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea para receber atendimento especializado em um dos maiores centros cardiológicos do país.
A transferência da bebê, cujo quadro de saúde exigia cuidados de alta complexidade, foi viabilizada por meio do Programa Salva Mais, coordenado pelo Departamento Estadual de Aviação (DEA), em parceria com a Central de Regulação de Alta Complexidade (Cerac) da Sesau. O objetivo da ação é assegurar que pacientes alagoanos em estado grave tenham acesso aos melhores serviços de saúde disponíveis, mesmo fora do estado.
A mãe da bebê, a dona de casa Giovana da Silva, relata que está ansiosa pela cirurgia, mas diz ter certeza de que dará tudo certo para a filha, que mesmo com tão pouco tempo de vida já é uma lutadora. “Aqui, fui muito bem tratada. Só tenho a agradecer aos médicos e enfermeiros. Agora é só esperar pela cirurgia em Recife, mas já deu tudo certo”, disse.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, destacou a articulação e o comprometimento das equipes envolvidas na operação. “Mais uma vez, conseguimos garantir que uma vida alagoana tivesse acesso ao que há de melhor em cardiologia no país. Nossos profissionais atuaram com agilidade e sensibilidade, conseguindo a vaga no Procape e organizando toda a logística com o Salva Mais e o DEA. Essa é uma missão que seguimos com firmeza”, afirmou o gestor.
A recém-nascida foi encaminhada ao Procape, centro de excelência no tratamento de cardiopatias, considerado o maior do Norte-Nordeste e referência nacional. A unidade dispõe de estrutura especializada para realizar procedimentos de alta complexidade que ainda não são oferecidos em Alagoas, garantindo a continuidade do tratamento da bebê.
A ação integra um conjunto de estratégias do Governo de Alagoas para ampliar o acesso à saúde especializada, reforçando o compromisso do governador Paulo Dantas com o cuidado integral e humanizado à população.
Últimas Notícias

Lady Gaga planeja retorno ao Brasil em 2026 para novos shows, diz site

ASA domina Juazeirense em Arapiraca e encerra primeira fase da Série D com goleada

Homem é preso por tráfico de drogas após tentar fugir da polícia em Arapiraca

Polícia Militar apreende armas de fogo e munições em acampamento clandestino de caça, em Alagoas

Clientes e funcionários se envolvem em briga em bar de Maceió
Vídeos mais vistos

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Morte em churrascaria de Arapiraca
