Famílias em situação de vulnerabilidade são assistidas pela Defesa Civil
A Diretoria Social da Defesa Civil de Maceió desempenha um papel fundamental no apoio a famílias que precisam deixar suas residências, devido a riscos como deslizamentos, desabamentos, inundações ou alagamentos. Após a identificação do risco, realizada pela equipe operacional Defesa Civil Municipal, quando o imóvel é interditado, a família atendida pela Diretoria Social recebe orientações e apoios necessários.
A equipe de psicólogos e assistentes sociais faz a escuta qualificada do morador que precisa ir para um local seguro e encaminha para as políticas sociais. Um dos principais benefícios oferecidos é o auxílio-moradia, também conhecido como aluguel social.
De acordo com a Diretora Social da Defesa Civil Municipal, Sheila Ferro, o acolhimento é essencial para as famílias que precisam sair de suas casas, tendo perdas materiais ou não, por estarem fragilizadas. A atuação da equipe de psicólogos e assistentes sociais visa minimizar os impactos sociais, além de perdas materiais quando a estrutura física do imóvel é danificada.
A atuação da Diretoria Social da Defesa Civil de Maceió garante a proteção e a dignidade de famílias em situações de emergência com suporte psicossocial e encaminhamentos para programas socioassistenciais como o auxílio-moradia, por exemplo.
Quem pode receber o benefício?
O auxílio-moradia é destinado a famílias com filhos residentes em Maceió, que estejam em situação de risco temporário, devido a calamidades públicas.
Para ter acesso ao benefício, é necessário:
Comprovar residência no município de Maceió;
Ter renda familiar mensal igual ou inferior a um quarto do salário-mínimo por pessoa;
Estar cadastrado no Cadastro Único de Maceió ou passar por avaliação socioeconômica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes).
Como funciona o auxílio?
O valor disponibilizado é de R$ 250,00 mensais, destinados ao pagamento de aluguel social, com duração inicial de seis meses, podendo ser renovado por igual período, conforme a necessidade.
O encaminhamento é realizado pela Defesa Civil de Maceió para o Centro de Atendimento Socioassistencial (Casa) da Semdes, localizado na Rua Engenheiro Roberto Gonçalves Menezes, 71, Centro.
Últimas Notícias
Brasil aplica 7 a 0 em Honduras na estreia do Mundial Sub-17 no Catar
Duas pessoas são encontradas mortas em caso de violência doméstica no Sertão de Alagoas
Anatel rejeita recurso, e empresas de telemarketing serão identificadas em ligações
Trânsito fica lento após colisão entre ônibus, carro e moto na AL-101 Norte, em Maceió
Uneal abre inscrições para transferência externa e reopção interna
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Luciano Barbosa entrega nova praça e Arapiraquinha no Jardim Esperança
Superintendente da SMTT fala sobre mudanças no trânsito de Arapiraca

