Secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos é destaque em painel da Brazil Conference, em Harvard

A secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos de Alagoas, Maria Silva, foi uma das protagonistas do painel "Impacto Social: Servindo o Brasil", realizado durante a Brazil Conference 2025, na Universidade de Harvard, em Boston, nos Estados Unidos. O evento, promovido por estudantes brasileiros de Harvard e MIT, é uma das principais vitrines internacionais para o debate de temas relevantes sobre o futuro do Brasil.
O painel foi mediado pelo comunicador Rodrigo Faro e também teve a participação de Natallya Levino, pesquisadora da Universidade Federal de Alagoas – UFAL; Jair Candor, coordenador da Frente de Proteção Etnoambiental da Funai; e Márcia Brasil, coordenadora do Serviço Identidade - Transversidade da UERJ.
Durante o evento, Maria Silva foi homenageada com o prêmio “Servindo o Brasil”, em reconhecimento à sua atuação firme e transformadora em políticas públicas voltadas à população quilombola, à temática da mulher e à defesa dos direitos humanos.
Ela compartilhou sua trajetória e as ações que tem desenvolvido à frente da Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos em prol da equidade de gênero, do enfrentamento à violência contra a mulher e da valorização das comunidades tradicionais.
Quilombo Tabacaria
Um dos momentos mais marcantes da sua fala foi o relato sobre o trabalho desenvolvido no Quilombo Tabacaria, localizado no município de União dos Palmares. A comunidade, berço de heranças ancestrais e históricas, tem sido foco de uma série de iniciativas lideradas por Maria Silva com o objetivo de garantir acesso à cidadania, educação, saúde e segurança para as mulheres quilombolas.
Segundo a secretária, o projeto implantado em Tabacaria vai além da assistência institucional. “Trabalhamos com uma perspectiva de fortalecimento da identidade quilombola e do empoderamento feminino, respeitando os saberes e modos de vida tradicionais. Também levamos microssistema de abastecimento de água e promovemos trabalhos de enfrentamento à violência de gênero”, explicou.
Ela falou sobre os desafios que enfrentou na construção de 50 moradias, e destacou que o trabalho realizado no território foi construído em diálogo constante com a própria comunidade. “Nada foi imposto de cima para baixo. Ouvimos as mulheres, as lideranças, entendemos as dores e as potências daquele território. É assim que as políticas públicas precisam ser pensadas: com o povo e para o povo.”
Até o início do próximo ano, serão entregues mais 50 casas, beneficiando mais famílias quilombolas. A construção das moradias é fruto de uma parceria entre Semudh, Prefeitura de Palmeira dos Índios e Instituto Habitar.
Representatividade e reconhecimento internacional
A presença de Maria Silva no evento, ocorrido nos dias 12 e 13 de abril, também foi um marco para a representatividade de mulheres nordestinas e negras em espaços de prestígio acadêmico e político internacional. Além disso, o reconhecimento também reflete o trabalho do Governo de Alagoas na construção de políticas de gênero e de promoção dos direitos humanos.
A Brazil Conference 2025 proporcionou um espaço de troca entre lideranças do brasileiras presente e do futuro, visando a transformação da realidade social do país. Para a secretária da Semudh, o encontro foi uma grande oportunidade para enfatizar a necessidade de construir uma gestão pensando nas pessoas em todos os seus recortes.
“É preciso que a gente olhe para os invisibilizados. Não podemos ter medo. Temos que encarar todos os desafios, pois precisamos nos tornar a mudança necessária para transformar vidas”, disse Maria Silva.
Últimas Notícias

Hospital Regional de Arapiraca emite nota de esclarecimento sobre morte de grávida e bebê na unidade

Guarnições do Comando de Missões Especiais da PM-AL apreendem nove armas de fogo nas últimas 48 horas em Maceió

Paulo Dantas entra em licença para lua de mel e Ronaldo Lessa assume Governo de Alagoas

Polícia Civil indicia funcionário de correspondente bancário por desvio de R$ 850 mil em Olho D’Água das Flores

Prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes é homenageado em Festa do Trabalhador da Cooperativa Pindorama
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Festa de 71 anos de Feira Grande
