Glauber Braga encerra greve de fome após acordo com presidente da Câmara sobre processo de cassação

O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) anunciou, nesta quinta-feira, 17, o fim da greve de fome que mantinha há mais de uma semana em protesto contra o processo de cassação de seu mandato na Câmara dos Deputados. A decisão foi tomada após um acordo com o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Pelo acerto, Glauber terá 60 dias para apresentar sua defesa antes que a matéria seja levada ao plenário. A medida foi comemorada por aliados como um avanço importante na luta contra o que consideram uma injustiça e uma penalidade desproporcional.
Desde o dia 9, o parlamentar se mantinha em greve de fome nas dependências da Câmara, consumindo apenas água, soro e isotônicos. A mobilização, segundo sua companheira e também deputada, Sâmia Bomfim (PSOL-SP), teve um papel fundamental ao “chamar a atenção da sociedade para a gravidade do caso”.
“O gesto corajoso e difícil que o Glauber tomou desde o julgamento no Conselho de Ética foi fundamental para que toda a sociedade brasileira soubesse que estava à beira de acontecer uma das maiores injustiças da Câmara dos Deputados”, declarou Sâmia.
Processo segue para a CCJ
O processo de cassação de Glauber Braga teve aval do Conselho de Ética da Câmara no último dia 8, com base em denúncia feita pelo partido Novo. A acusação aponta que o deputado teria quebrado o decoro parlamentar ao agredir fisicamente um militante do Movimento Brasil Livre (MBL) nas dependências do Congresso.
A defesa de Glauber, no entanto, contesta a condução do caso e aponta parcialidade do relator, o deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), autor do parecer que recomendou a cassação. Um recurso será apresentado na próxima terça-feira, 22, à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Caso a CCJ identifique falhas no trâmite processual, o caso pode retornar ao Conselho de Ética para correções. Se o recurso for rejeitado, o processo segue direto para o plenário da Câmara, onde são necessários 257 votos favoráveis para a perda do mandato.
Últimas Notícias

Marido encontra esposa morta em piscina de residência em Maceió

Homem é baleado com três tiros em Marechal Deodoro

Pronera: Residência agrária em agroecologia tem aula inaugural em Arapiraca

Militar da PM é campeã alagoana de fisiculturismo

Robert Redford, ator e cineasta vencedor do Oscar, morre aos 89 anos
Vídeos mais vistos

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Arapiraca tem uma rua chamada 'Super Nintendo'?
