Malhação de Judas: tradição popular da Páscoa resiste em poucos lugares, mas ainda pulsa na memória de muitas comunidades

Durante muito tempo, a manhã do Sábado de Aleluia em várias cidades do interior era marcada por um barulho inconfundível: paus estalando em bonecos feitos de palha, roupas velhas e muita imaginação. Era a tradicional malhação do Judas, uma brincadeira de Páscoa carregada de simbolismo religioso e histórico.
Hoje, a prática resiste em poucas comunidades, principalmente nas cidades do interior, onde moradores mais antigos mantêm viva a memória dessa manifestação cultural.
A tradição, trazida ao Brasil pelos portugueses e espanhóis durante a colonização, acontecia entre a Sexta-Feira Santa e o Sábado de Aleluia. Em Portugal, por exemplo, o boneco é malhado na passagem para o Domingo de Páscoa. Embora esteja ligada à Semana Santa e reencene um episódio da Paixão de Cristo, a malhação de Judas não faz parte da liturgia oficial da Igreja Católica.
Segundo a Bíblia, Judas Iscariotes, um dos doze apóstolos de Jesus, traiu o mestre por trinta moedas de prata. Arrependido, tentou devolver o valor e, ao ser rejeitado, cometeu suicídio: “E ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar” (Mateus 27:5). Apesar da dramaticidade da traição, estudiosos e teólogos contemporâneos lembram que o arrependimento de Judas revela sua humanidade — e a possibilidade do perdão, tema central da mensagem cristã.
No entanto, o ato de “malhar Judas” sobrevive como forma de protesto popular e de expressão folclórica. Em muitas regiões, especialmente em comunidades mais tradicionais, o boneco de Judas não representa apenas o apóstolo traidor: pode ser um símbolo do mal, da hipocrisia, ou de alguém que decepcionou a comunidade. É comum o boneco carregar nomes ou rostos de políticos, criminosos ou figuras públicas que foram alvos de críticas.
E você se lembra da malhação de Judas no seu bairro antigamente? E atualmente, será que essa tradição ainda sobrevive na sua rua?
Últimas Notícias

Paulo Dantas entra em licença para lua de mel e Ronaldo Lessa assume Governo de Alagoas

Polícia Civil indicia funcionário de correspondente bancário por desvio de R$ 850 mil em Olho D’Água das Flores

Prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes é homenageado em Festa do Trabalhador da Cooperativa Pindorama

Polícia Civil começa a investigar mortes de gestante e bebê no Hospital Regional de Arapiraca

Mesmo após operação da PF,vereador Siderlane continuará recebendo salário de quase R$ 19 mil em Maceió
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Festa de 71 anos de Feira Grande
