Grupo Bagaceira desembarca em Arapiraca e abre semana com arte e atividades gratuitas

Com a bagagem cheia de histórias, afetos e uma boa dose de irreverência, o Grupo Bagaceira de Teatro chega a Arapiraca (AL) para fechar, com chave de ouro, a circulação agreste do espetáculo “INTERIOR”.
Vindos de Fortaleza (CE), os artistas aportam no agreste alagoano celebrando 25 anos de trajetória, trazendo na mala apresentações, oficinas e encontros que convidam o público a mergulhar num teatro feito de memórias, cheiros, bolos e abraços partilhados. A programação começa nesta segunda-feira (15) e se estende até o dia 16 de abril, no Teatro Hermeto Paschoal – Sesc Arapiraca. A circulação tem o incentivo da Bolsa Myriam Muniz, da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e do Ministério da Cultura.
Comprometido com o acesso universal, o projeto oferece tradução em Libras em todas as apresentações e vagas afirmativas na oficina para pessoas trans e travestis. Voltada especialmente para jovens entre 15 e 29 anos, a oficina está aberta para todas as pessoas a partir de 15 anos e é baseada em técnicas de criação colaborativa desenvolvidas pelo próprio grupo, unindo improviso, leitura, reflexão e exercícios práticos.
“Uma peça que busca aconchegar, fazendo com que o público se sinta em casa. As pessoas sentam ao lado das personagens, comem bolo, sentem cheiros e compartilham suas histórias. A dramaturgia do espetáculo vai se misturando nas histórias de cada pessoa, numa experiência, ao mesmo tempo, íntima e coletiva. Um reencontro das pessoas com suas próprias vidas”, explica a produtora e atriz Isabella Cavalcanti.
O espetáculo conta com as atrizes Tatiana Amorim e Débora Ingrid, dramaturgia de Rafael Martins, direção de Yuri Yamamoto, produção de Isabella Cavalcanti, além de Ricardo Tabosa (comunicação e contrarregragem) e Ciel Carvalho (operação de luz).
Contemplado pelo Prêmio Bolsa Funarte de Teatro Myriam Muniz – Funarte Rede das Artes 2023, o projeto “Interior: Grupo Bagaceira - Circulação Agreste” passou por Campina Grande (PB), Caruaru (PE) e Garanhuns (PE), encerrando sua rota em Arapiraca entre os dias 15 e 16 de abril.
Sinopse
“Interior” traz para a cena duas velhinhas que insistem em não morrer. Elas já cruzaram diversas gerações e sabem tudo a respeito da vida. Dão conta de todas as histórias prováveis e improváveis. O espetáculo nos convida a um olhar criativo e amoroso perante a vida, onde o impossível é mero detalhe. Com muito bom humor, “Interior” é irreverente e, ao mesmo tempo, singelo. Cheio de afeto, igual a bolo feito por avós.
Sobre o espetáculo
“Interior” é fruto de uma pesquisa de 2 anos. Nesse período, o Grupo Bagaceira percorreu 4 cidades do estado do Ceará (Beberibe, Icó, Itarema e Tauá), realizando trocas com artistas dessas localidades e mergulhando no universo cultural que viria a inspirar o espetáculo. Nessa imersão, o grupo encontrou brincantes de reisado, dramistas, atores de teatro e povos indígenas. Um processo muito especial, que teve como parceiros o ator Maurice Durozier, da companhia francesa Théâtre du Soleil, e a atriz e diretora paulista Georgette Fadel, que trouxeram provocações e contribuíram para a montagem da peça.
A ideia era ir além da pesquisa apenas das manifestações culturais, mas também vivenciar a tradição popular dos sujeitos dessas manifestações. Quem são as pessoas por trás dos reisados, dos caretas, das festas de padroeiros e padroeiras, dos grupos de teatro do interior? Como vivem as senhorinhas para além do papel das dramistas? Sobre o que conversam, como foi sua infância? Como seria impossível dar conta de tantas histórias lindas, colhidas durante o processo, o Bagaceira resolveu trazer para a cena as duas velhinhas. Elas, sim, dão conta de todas as histórias, possíveis e impossíveis.
Uma peça que busca aconchegar, fazendo com que o público se sinta em casa. As pessoas sentam ao lado das personagens, comem bolo, sentem cheiros e compartilham suas histórias. Como numa confluência de dois rios, a dramaturgia do espetáculo vai se misturando às histórias de cada pessoa, numa experiência, ao mesmo tempo, íntima e coletiva. Um reencontro das pessoas com suas próprias vidas.
Uma homenagem do Grupo Bagaceira aos artistas e à cultura do interior. Um atestado de que a cultura do nordeste jamais será engolida pelo tempo e, ao contrário do que se pensa, permanece moderníssima, capaz de dialogar com o mundo inteiro.
Serviço
Espetáculo teatral “Interior”
Quando: 14 e 15 de abril (segunda e terça-feira), às 20h.
Onde: Teatro Hermeto Paschoal - Sesc Arapiraca (R. Manoel Francisco Cazuza, s/nº - Santa Edwiges).
Entrada Gratuita
Classificação indicativa: livre.
Oficina “O ator no processo colaborativo”
Quando: 15 e 16 de abril (terça e quarta), das 9h às 12h.
Onde: sala multi eventos do Sesc Arapiraca. R. Manoel Francisco Cazuza, s/nº - Santa
Edwiges).
Inscrição Gratuita Vagas limitadas
Classificação: A partir de 15 anos
Mais informações no Instagram: @grupobagaceira
Últimas Notícias

Homem morre ao tentar salvar criança que estava se afogando na Barra de São Miguel

Professor assassinado a facadas no Agreste dirigia filme sobre artista pernambucana

Corpo de Bombeiros captura cobra em telhado de residência no Sertão alagoano

Primos alagoanos que estavam desaparecidos são localizados no estado do CE

Morre artista plástico Jonir Figueiredo
Vídeos mais vistos

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Morte em churrascaria de Arapiraca
