Lojas Leader têm falência decretada pela Justiça
O juiz Leonardo de Castro Gomes, da 3ª Vara Empresarial da Comarca da Capital do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, decretou a falência das empresas do Grupo Leader. Fundada em 1951, no município de Miracema, no Noroeste Fluminense, a tradicional rede de lojas de departamento acumulava uma dívida de R$ 1,2 bilhão.
Na decisão, o magistrado destacou o descumprimento das obrigações assumidas pelo grupo após a aprovação do Plano de Recuperação Judicial, aprovado pela Assembleia Geral de Credores em maio de 2021. A quebra dos compromissos firmados perante o Judiciário, segundo ele, demonstra a verdadeira inviabilidade econômica da empresa.
O Ministério Público do Estado do Rio e a Inova, administradora judicial responsável pela condução da recuperação, já haviam se manifestado favoráveis à decretação da falência.
Em 2018, o grupo — formado pelas empresas União de Lojas Leader S.A., Companhia Leader de Promoção e Vendas, Leader.com.br S.A. e ULL Moda Ltda. — chegou a operar mais de 100 unidades no país. Além do estado do Rio, mantinha filiais em Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo e Sergipe.
O magistrado também ressaltou que, ao longo do processo de recuperação judicial, foram oferecidas diversas oportunidades para que o grupo cumprisse o plano aprovado, sem sucesso.
"O 'fôlego' judicialmente concedido à requerente foi em vão, não se podendo mais permitir que ela permaneça sob a chancela judicial a praticar atos econômicos desordenadamente no mercado, criando prejuízos que podem afetar a credibilidade dos sistemas judicial e econômico", disse o juiz por meio de um comunicado à imprensa.
Últimas Notícias
No Carnaval, Secdef atende crianças e adolescentes vítimas de violência na Central de Flagrantes
Obama garante que extraterrestres "são reais", mas "não estão na Área 51"
Polícia Civil cumpre mandado de prisão preventiva por estupro de vulnerável
Polícia Civil investiga ataque a tiros que deixou um morto e dois feridos em Carneiros
Van capota e fica com as rodas para cima na BR-316, em Atalaia
Vídeos mais vistos
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Ordem de Serviço para pavimentação em bairros de Arapiraca

