Ídolo do Botafogo, ex-goleiro Manga morre aos 87 anos
Haílton Corrêa de Arruda, o eterno Manga, morreu na manhã desta terça-feira (08), aos 87 anos, no Hospital Rio Barra, localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O ex-goleiro, considerado um dos maiores da história do futebol sul-americano, foi vítima de complicações relacionadas a um câncer de próstata.
Revelado pelas categorias de base do Sport, Manga alcançou o auge da carreira com passagens marcantes por clubes como Botafogo, Nacional (Uruguai), Internacional, além da própria seleção brasileira. O ex-jogador completaria 88 anos no próximo dia 26 de abril — data que, aliás, se consolidou como o "Dia do Goleiro" em sua homenagem.
Ídolo e recordista no Botafogo
A trajetória de Manga no Botafogo começou em 1959 e se estendeu até 1968. Durante esse período, disputou 442 partidas e levantou 20 títulos, tornando-se o atleta com mais conquistas na história do clube carioca. No Alvinegro, foi peça-chave nos bicampeonatos cariocas de 1961/62 e 1967/68, além das conquistas do Torneio Rio-São Paulo em 1962, 1964 e 1966.
"É com enorme pesar que comunicamos o falecimento de Haílton Corrêa de Arruda, nosso inesquecível ex-goleiro e ídolo Manga. Ele foi um dos maiores goleiros da história do futebol mundial e defendeu nosso Glorioso de 1959 a 1968", declarou o Botafogo em nota oficial. Conforme a publicação, o ex-goleiro fez parte de dois dos times mais emblemáticos da história do clube.
Reconhecimento internacional
Posteriormente à passagem pelo Botafogo, Manga se transferiu ao Nacional, do Uruguai, onde atuou de 1969 a 1974. No clube de Montevidéu, venceu quatro vezes o Campeonato Uruguaio e foi protagonista nas conquistas da Libertadores e da Copa Intercontinental em 1971.
Já de volta ao Brasil, o goleiro ainda foi essencial no Internacional, onde conquistou dois Campeonatos Brasileiros consecutivos, em 1975 e 1976. Também defendeu as cores de Operário-MS, Coritiba, Grêmio e Barcelona de Guayaquil, onde encerrou a carreira em 1982.
Na seleção brasileira, foi o titular durante a campanha da Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra. Embora o desempenho coletivo tenha ficado aquém do esperado, sua presença no torneio consolidou a relevância que já possuía na posição.
Últimas Notícias
Prefeitura realiza inaugurações e abre oficialmente o Traipu Folia 2026 nesta sexta, 13
Segurança de supermercado é suspeito de agredir homem com soco inglês e fugir, em Maceió
Suspeitos de violência e crimes, 24 integrantes de torcidas organizadas são proibidos pela justiça de frequentar estádios em Alagoas
Prefeitura de Penedo inaugura praça e santuário no Conjunto Nilo Menezes
Polícia identifica cinco suspeitos por morte de jovem no Jacintinho; crime pode ter sido cometido por engano
Vídeos mais vistos
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Ordem de Serviço para pavimentação em bairros de Arapiraca

