CBF afasta árbitros de campo e do VAR de Internacional x Cruzeiro e Sport x Palmeiras
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) comunicou, em nota, nesta segunda-feira, o afastamento por tempo indeterminado dos árbitros de campo e do VAR das partidas Internacional x Cruzeiro e Sport x Palmeiras, realizadas no último fim de semana, pela segunda rodada do Brasileirão. Em ambas, a atuação da arbitragem foi pivô de polêmicas e muita reclamação dos clubes que se julgaram injustiçados - casos da Raposa e do Rubro-negro.
Para tomar a decisão, a comissão de arbitragem da CBF diz ter se baseado no parecer do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI), que "constatou equívocos cometidos pelos profissionais nos jogos", descreve a nota.
Os árbitros de Internacional 3 x 0 Cruzeiro foram:
Juiz: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Assistentes nº 1 e nº 2: Nailton Júnior de Sousa e Renan Aguiar da Costa (CE)
Quarto árbitro: Luciano da Silva Miranda (CE)
VAR: Daiane Muniz
AVAR: Amanda Matias
A arbitragem de Sport 1 x 2 Palmeiras teve:
Juiz: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Assistentes nº 1 e nº 2: Rodrigo Figueiredo Henrique (RJ) e Thiago Henrique Neto (RJ)
Quarto árbitro: Afro Rocha de Carvalho (PB)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
AVAR: Diogo Carvalho Silva (RJ)
- Infelizmente, existem momentos de instruir, coibir e também de afastar. Neste momento, a Comissão de Arbitragem afasta para instrução as equipes das partidas em que, na visão do CCEI, houve equívocos. O afastamento não é simplesmente uma punição vazia, é para que possamos cuidar dos árbitros, instruí-los e que, na sequência, não haja mais equívocos nesse sentido, colocando o VAR e o árbitro de campo em sintonia - explicou Rodrigo Cintra, coordenador geral da comissão de arbitragem da CBF.
Treinamentos para árbitros da Série A
A CBF também anunciou nesta segunda a realização de treinamentos específicos para árbitros e assistentes que atuam na Série A a partir da próxima semana. Os profissionais irão se apresentar no campo do clube da Aeronáutico (CAER) e no Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira (CEAB), no Rio de Janeiro, dia 15.
A espécie de intensivão faz parte do "projeto de profissionalização da categoria" anunciado em fevereiro pelo presidente da entidade máxima do futebol nacional, Ednaldo Rodrigues, justificou o texto da Confederação.
Jogadores da base do futebol carioca vão simular jogos para a comissão treinar os árbitros. Bem como toda a estrutura de VAR será montada para simular partidas de futebol.
O que aconteceu?
Em Internacional 3 a 0 Cruzeiro, o lance de reclamação dos cruzeirenses ocorreu no primeiro tempo, quando, aos 20 minutos de jogo, Jonathan Jesus foi expulso com vermelho direto em lance com Wesley, do Colorado. O árbitro cearense Marcelo de Lima Henrique mandou o zagueiro celeste mais cedo para o chuveiro.
O VAR confirmou a decisão do campo e não chamou o juiz para rever o lance. Minutos depois, o Inter abriria o placar no Beira Rio, depois ampliando a vantagem. Ao final do duelo, Pedro Lourenço, dono da SAF do Cruzeiro, prometeu ir à CBF para contestar a expulsão e disparou: "Queremos tratamento igual".
Na Ilha do Retiro, a polêmica com a arbitragem veio nos minutos finais do confronto, que àquela altura estava empatado em 1 a 1. O árbitro Bruno Arleu de Araújo viu toque de Matheus Alexandre em disputa de bola com Rafael Veiga e assinalou pênalti, convertido por Piquerez. O Sport reclamou de um claro toque do jogador na bola.
O VAR, comandado pelo carioca Rodrigo Nunes de Sá, checou o lance e só terminou por sustentar a avaliação de campo de Arleu. Confirmando, portanto, a penalidade. Razão pela qual o vice-presidente de futebol do Leão, Guilherme Falcão, subiu o tom contra a arbitragem, afirmando que estava na hora de "importar árbitros".
Últimas Notícias
Prefeitura realiza inaugurações e abre oficialmente o Traipu Folia 2026 nesta sexta, 13
Segurança de supermercado é suspeito de agredir homem com soco inglês e fugir, em Maceió
Suspeitos de violência e crimes, 24 integrantes de torcidas organizadas são proibidos pela justiça de frequentar estádios em Alagoas
Prefeitura de Penedo inaugura praça e santuário no Conjunto Nilo Menezes
Polícia identifica cinco suspeitos por morte de jovem no Jacintinho; crime pode ter sido cometido por engano
Vídeos mais vistos
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Ordem de Serviço para pavimentação em bairros de Arapiraca

