Suplementos com ora-pro-nóbis são proibidos pela Anvisa
Suplementos alimentares contendo ora-pro-nóbis foram proibidos pela Anvisa nesta quinta-feira (3). A medida foi adotada porque a planta ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata) não é autorizada como constituinte para suplementos alimentares.
A medida não afeta o consumo ou comercialização da planta in natura. A ora-pro-nóbis tem tradição de uso na alimentação cotidiana, em especial nos estados de Goiás e Minas Gerais.
Para que um ingrediente específico seja autorizado como suplemento alimentar é necessário que o constituinte em questão passe por avaliação de segurança e eficácia, que comprove de forma científica que o produto seja fonte de algum nutriente ou substância de relevância para o corpo humano.
Esta avaliação de segurança e eficácia deve ser apresentada pelas empresas interessadas em comercializar o produto.
A Anvisa informa que suplementos alimentares não são medicamentos e, por isso, não podem alegar efeitos terapêuticos como tratamento, prevenção ou cura de doenças. Os suplementos são destinados a pessoas saudáveis. Sua finalidade é fornecer nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos em complemento à alimentação.
O que é a ora-pro-nóbis?
A Ora Pro Nóbis é (Pereskia aculeata) é uma planta trepadeira, espinhosa e comestível, muito conhecida por suas propriedades medicinais e nutricionais. É considerada uma Planta Alimentícia Não Convencional (PANC) e é rica em proteínas, fibras, ferro, cálcio, vitaminas A e B3.
Últimas Notícias
Adolescente morto em bar de Arapiraca pode ter sido vítima de engano, aponta investigação
Morre Selma Morais, cearense que viralizou após participar do Caldeirão do Huck
Cachorro caramelo é resgatado após ficar preso em motor de carro
Motociclista morre em acidente e motorista de carro fugiu sem prestar socorro no interior de Alagoas
Servidor da Saúde é afastado após acessar "Jogo do Tigrinho" durante expediente
Vídeos mais vistos
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Grupo Coringa monta tradicional barraca no Partage Arapiraca
Projeto Raízes de Arapiraca lança sua 23ª edição no Partage Shopping

