Hemoal leva equipe itinerante para coletar sangue em Arapiraca nesta quinta-feira

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza, nesta quinta-feira (3), das 8h às 16h, coleta externa de sangue em Arapiraca, na Praça Marques da Silva, no bairro Centro.
A proposta é manter estabilizado o estoque sanguíneo para atender a demanda de transfusões das maternidades e hospitais do Estado.
Entre os critérios pré-estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) para doar sangue, é recomendado ter boa saúde, idade entre 16 a 69 anos e peso mínimo de 50 quilos. Quanto aos menores de 18 anos, é obrigatório estar acompanhado dos pais ou de um responsável legal, com os respectivos documentos oficiais e originais para comprovar.
"Se o candidato à doação de sangue tiver contraído hepatite após os 11 anos, doença de Chagas, Aids ou sífilis, a ação voluntária é proibida. Quanto aos voluntários que colocaram piercing ou fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, o impedimento é momentâneo, pelo período de 12 meses", informa o assistente social do Hemoal, Danilo Lima.
Para os candidatos à doação de sangue que fizeram ingestão de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem a doação, há proibição de praticar o gesto voluntário. Ainda, conforme o Ministério da Saúde, é preciso dormir, pelo menos, 6 horas na noite anterior.
Já os doadores habituais que desejem doar sangue novamente, é necessário aguardar um intervalo mínimo de três meses, no caso das mulheres, e de dois meses, se forem homens.
Últimas Notícias

Batida de frente envolvendo carro e moto deixa homem ferido em trevo no Olho d'Água dos Cazuzinhas

Arraiá SB, da Samyra do Basto, é marcado por muito forró, união e clima junino em Girau do Ponciano

Pastor que disse odiar pobres e chamou Lula de 'nove dedos' afirma que falas foram tiradas de contexto

Pênis de Ozempic? Especialista explica se uso de canetas emagrecedoras faz órgão aumentar

Motociclista avança placa de pare, colide em carro e fica ferido em Arapiraca
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa Junina no Complexo Tarcizo Freire
