Técnicos do governo federal visitam Semarh, Defesa Civil de Maceió e bairro do Pinheiro nesta quinta

Equipes do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres do governado federal farão uma série de visitas técnicas, nesta quinta-feira (3), com o objetivo de aprimorar os protocolos de monitoramento e resposta a desastres. A ação faz parte das atividades do curso de capacitação que está sendo realizado em Maceió desde a última segunda-feira (31), com agentes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.
O treinamento, promovido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, é preparatório para implantação do Projeto Defesa Civil Alerta em Alagoas, que utiliza o sistema de transmissão de alertas sonoros e/ou visuais via celular (cell broadcast) informando sobre iminência de risco de desastres e situações de emergência.
Nesta quinta-feira (3), a partir de 8h, os técnicos do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres irão ao bairro do Pinheiro e visitam as Salas de Monitoramento da Defesa Civil Municipal e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).
-2.jpg)
“Essa visita é fundamental, para que possamos ajustar os pontos de alerta no bairro do Pinheiro e regiões adjacentes. Isso nos permitirá otimizar as ações e garantir uma comunicação mais clara e ágil para a população. Afinal, para o projeto funcionar, vamos receber dados do município e disparar os alertas para os celulares”, explica o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Moisés Melo.
A programação começa às 8h, com a ida dos técnicos ao Centro de Monitoramento da Defesa Civil Municipal, seguida de uma visita de campo ao bairro do Pinheiro. Às 10h, a equipe se deslocará para a Sala de Monitoramento da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).
Defesa Civil Alerta
O Defesa Civil Alerta é um projeto inovador que, até o final deste mês, será totalmente operacionalizado em Alagoas. Utilizando a tecnologia de transmissão via telefonia celular (cell broadcast), o sistema enviará alertas sonoros e/ou visuais sobre a iminência de desastres.
O projeto representa uma verdadeira revolução tecnológica no Brasil, especialmente em regiões mais suscetíveis a desastres naturais. O sistema será implantado em todos os estados, oferecendo uma ferramenta crucial para salvar vidas e minimizar danos em situações de risco.
Serviço
O quê: Visita técnica e treinamento para implantação do projeto Defesa Civil Alerta
Quem: Equipes do Governo Federal (Cenad) e agentes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil
Quando: Quinta-feira, 3 de agosto, a partir das 8h.
Onde: Defesa Civil Municipal, bairro do Pinheiro e Sala de Monitoramento da Semarh
Últimas Notícias

Mulher morre e homem fica em estado grave após misterioso incidente dentro de carro, em Igaci

Caminhão de Rionegro e Solimões se envolve em grave acidente na BR-369

Superação, música e boas energias marcam a 1º Corrida Laranja do Supermercado São Luiz, em Arapiraca

Personalidades da música e da cultura brasileira prestam homenagens a Hermeto Pascoal

Emprega Mais Alagoas certifica 200 trabalhadores em Chã Preta
Vídeos mais vistos

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca

Arapiraca tem uma rua chamada 'Super Nintendo'?
