Hospital do Agreste e Secretaria de Saúde de Arapiraca definem acompanhamento de pacientes que tentaram suicídio

A coordenação de Psicologia do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, promoveu uma reunião com profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da Secretaria de Saúde de Arapiraca para reforçar o acompanhamento de pacientes que receberam alta hospitalar após atentarem contra a própria vida por meio de intoxicação exógena (uso substâncias químicas). A iniciativa partiu do próprio hospital, em decorrência da preocupação com esses pacientes.
"Nosso objetivo é assegurar que essas pessoas continuem recebendo acompanhamento adequado após a alta. O HEA atende 46 municípios da II Macrorregião de Saúde, situados no Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, e precisamos fortalecer essa rede de apoio para evitar novas internações e oferecer um suporte contínuo", explicou Wagner Silva, coordenador do serviço de psicologia hospitalar.
Novo fluxo
A Secretaria de Saúde de Arapiraca disponibilizou uma plataforma de comunicação entre as duas instituições para troca de informações sobre os pacientes. Eles serão monitorados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS). As equipes responsáveis pelas visitas domiciliares vão garantir que essas pessoas tenham acesso aos serviços especializados, como acompanhamento psiquiátrico e psicológico.
"A construção desse fluxo de trabalho é um avanço importante. Agora, os pacientes não vão mais sair do hospital sem um direcionamento claro. As UBS e a equipe de saúde mental do município estarão atentas a cada caso, reforçando o cuidado e evitando que essas pessoas fiquem sem assistência", destacou Amanda Flávia, coordenadora da RAPS.
A proposta é que estes acompanhamentos possam ser realizados também por meio das secretarias dos outros municípios da II Macrorregião de Saúde. "Estamos dando um primeiro passo importante. O ideal é que esse fluxo de atendimento se torne uma referência para toda a região, permitindo que o cuidado em saúde mental seja mais estruturado e permanente", afirmou o psiquiatra José Lourenço.
A diretora-geral do HEA, Bárbara Albuquerque, elogiou a iniciativa e a parceria entre as instituições. "Essa colaboração entre o hospital e a Secretaria de Saúde de Arapiraca é essencial para garantir que o suporte em saúde mental seja contínuo. Estamos comprometidos em fortalecer esse trabalho e ampliar as ações para beneficiar cada vez mais pessoas", ressaltou.
Prioridade Diária
Os profissionais envolvidos reforçaram que a atenção à saúde mental não pode ser restrita a campanhas pontuais, como o Janeiro Branco. "É um tema que precisa ser discutido o ano inteiro. Nosso esforço aqui é para garantir que o atendimento aconteça todos os dias, sempre que alguém precisar", disse Wagner Silva.
A fisioterapeuta e apoiadora da Rede Especializada da Secretaria de Saúde de Arapiraca, Anábia Pereira, destacou a importância da melhoria na comunicação entre as instituições para ampliar o suporte aos pacientes. "Os pacientes que tentaram tirar a própria vida passam a ter um acompanhamento mais próximo, juntando a Rede de Atenção Primária e a Saúde Especializada, para que possamos evitar uma segunda tentativa de suicídio", afirmou.
Últimas Notícias

Estudante de Gana da UnB é encontrada em SP

Atriz mirim Millena Brandão tem 'morte cerebral', diz boletim médico

Moradores da Caxemira se preparam para guerra entre Índia e Paquistão

Homem é preso após usar facão para matar esposa em confraternização familiar

Vaticano nega que Pietro Parolin, um dos favoritos no conclave, esteja doente e anuncia ausência de mais 2 cardeais
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Festa de 71 anos de Feira Grande
