Trabalhador com nome sujo pode pedir consignado CLT, mas análise será do banco; entenda
O trabalhador que está com o nome sujo pode pedir o novo crédito consignado CLT e receber propostas, mas cabe às instituições financeiras decidirem se vão ou não liberar o dinheiro, segundo o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego).
Profissionais têm reclamado nos últimos dias que não estão conseguindo o crédito na Carteira de Trabalho Digital, pois o pedido é recusado após a análise financeira do banco.
Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), a vantagem do novo empréstimo é que, pela garantia do desconto das parcelas diretamente na folha de pagamento do trabalhador, as instituições poderão ter interesse em emprestar recursos até para o cliente negativado.
A reportagem consultou bancos que já oferecem o crédito, como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco Safra, Parati e Agibank. A expectativa é que o empréstimo seja oferecido de forma mais consistente a partir de 25 de abril em bancos maiores.
Os bancos não detalham suas estratégias de crédito, porque elas dependem de planejamento anual das instituições, que é algo não disponível ao público em geral.
Para conceder um empréstimo, a instituição considera não só se o nome do cliente está negativado ou não, mas informações sobre sua capacidade de pagar contas, quanto há de crédito para oferecer e qual a meta da empresa para o ano de 2025.
Especialistas ligados aos bancos ouvidos pela reportagem afirmam que o melhor momento para tentar o novo crédito é partir de 25 de abril. O motivo é que, com a concorrência maior, os juros devem ficar mais atrativos e as condições de liberação devem melhorar.
O novo consignado da meutudo é oferecido em parceria com a Parati (aquisição que aguarda aprovação do Banco Central) e está disponível para negativados, mediante avaliação e aprovação.
No caso do Agibank, a contratação do empréstimo envolve, inicialmente, uma simulação baseada em informações preliminares fornecidas pelos clientes, o que não significa aprovação automática.
Últimas Notícias
Caixa começa a pagar Abono Salarial 2026 nesta segunda-feira (16/2)
Perseguição iniciada em Viçosa termina com dois mortos após troca de tiros em Pernambuco
No Carnaval, Secdef atende crianças e adolescentes vítimas de violência na Central de Flagrantes
Obama garante que extraterrestres "são reais", mas "não estão na Área 51"
Polícia Civil cumpre mandado de prisão preventiva por estupro de vulnerável
Vídeos mais vistos
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Ordem de Serviço para pavimentação em bairros de Arapiraca

