Após fracasso nas Eliminatórias, CBF demite Dorival Júnior da seleção
A Confederação Brasileira de Futebol ( CBF ) demitiu Dorival Júnior do cargo de técnico da seleção brasileira. A decisão será oficializada nesta sexta-feira, 28, em uma reunião na sede da entidade, no Rio de Janeiro, com a presença do presidente Ednaldo Rodrigues.
Segundo informações do UOL, a reunião servirá para avaliar o trabalho do treinador, mas sem chances de reverter a decisão. Rodrigo Caetano, diretor de seleções desde fevereiro de 2024, também participará do encontro.
Dorival Júnior assumiu a seleção em janeiro de 2024, depois de deixar o São Paulo, e tinha contrato até o fim da Copa do Mundo de 2026. No entanto, os resultados não atenderam às expectativas, e a goleada por 4 a 1 para a Argentina, na última terça-feira, 25, no estádio Mâs Monumental, em Buenos Aires, foi o estopim para a decisão.
Atualmente, o Brasil ocupa a quarta posição nas Eliminatórias, com 21 pontos. Os seis primeiros garantem vaga direta para a Copa de 2026, enquanto o sétimo disputará uma repescagem.
Sob o comando de Dorival, a seleção disputou 16 partidas, obtendo sete vitórias, sete empates e duas derrotas, com 25 gols marcados e 17 sofridos. Além das Eliminatórias, o time também disputou a Copa América de 2024, mas foi eliminado pelo Uruguai nas quartas de final.
Quem será o novo técnico da seleção?
Por enquanto, não há definição sobre quem será o substituto de Dorival. A escolha será feita por Ednaldo Rodrigues, que foi reeleito por aclamação, nesta segunda-feira, para comandar a CBF até 2030.
Como foi a jornada de Dorival na CBF?
Com 62 anos, Dorival assumiu a seleção em 10 de janeiro de 2024, substituindo Fernando Diniz. Desde a sua chegada, o técnico teve sete vitórias, sete empates e duas derrotas. O desempenho envolve apenas 25 gols marcados, enquanto a defesa teve um desempenho ruim, sofrendo 17 gols.
Na única competição oficial que disputou, a Copa América de 2024, o Brasil não teve bom desempenho. Avançou para as quartas de final com cinco pontos em três jogos na fase de grupos, mas foi eliminado após um empate sem gols com o Uruguai e derrota nos pênaltis. No jogo contra os uruguaios, a seleção jogou com um a mais por 20 minutos, após a expulsão de Nández.
Nas Eliminatórias, o aproveitamento também foi insatisfatório, com apenas 50%. A seleção conquistou 21 pontos em 42 possíveis, marcando 20 gols e sofrendo 16. Atualmente, ocupa a quarta colocação, com 10 pontos a menos que a líder Argentina, já classificada para o Mundial de 2026.
Durante seu período à frente da seleção, Dorival convocou 58 jogadores, promoveu 19 estreias e teve de administrar 21 cortes.
Últimas Notícias
Ex-reeducando, com tornozeleira eletrônica, é preso ao ser flagrado com arma e drogas, em Girau do Ponciano
Hospital veterinário é condenado por negligência após morte de animal
Mulher é presa com quase 1 kg de drogas e revólver, após perseguição policial no Centro de Arapiraca
Golpe do falso advogado preocupa Justiça Federal e mira principalmente partes mais vulneráveis em ações dos Juizados'
Justiça manda Polícia Civil refazer investigação sobre o caso da esteticista morta em clínica de reabilitação em Marechal Deodoro
Vídeos mais vistos
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Luta completa UFC 162 - Anderson Silva x Chris Weidman

