'Pênis com asas' enviado ao chefe do Itamaraty pode custar indicação de diplomata brasileiro para Guiné-Bissau

Um episódio envolvendo o envio de um desenho em quatro cores de um “pênis com asas” conhecido no nordeste como 'cárai de asa' ao chefe da Divisão de Saúde e Segurança do Servidor do Itamaraty, Cristiano Ebner, virou caso de polícia e pode afetar a nomeação do diplomata Pablo Cardoso para comandar a Embaixada do Brasil em Guiné-Bissau.
Na semana passada, Cardoso, atual ministro-conselheiro na Missão do Brasil junto à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa em Lisboa, havia recebido o agrément do governo africano para assumir o posto. No entanto, a nomeação oficial ainda não havia sido formalizada pelo governo brasileiro e, com o incidente, a indicação de Cardoso para a embaixada pode ser revista.
De acordo com informações publicadas na coluna de Lauro Jardim, no jornal O Globo, o desenho, enviado para Cristiano Ebner em junho de 2024, foi interpretado por Cristiano Ebner como uma ofensa e uma ameaça, levando-o a registrar o caso na Corregedoria do Ministério das Relações Exteriores (MRE).
A Polícia Federal investigou o caso que chegou até um amigo de Pablo Cardoso, em agosto do ano passado. Posteriormente, após apuração, arquivou o processo alegando não haver crime.
Ainda em agosto, Pablo Cardoso ligou para Cristiano Ebner, assumiu a autoria da carta, afirmou se tratar de uma brincadeira e pediu desculpas.
A situação gerou um grande desconforto no Itamaraty, com sindicatos tratando o episódio como possível assédio. Cristiano Ebner também entendeu o caso como assédio moral e manteve a denúncia do caso.
O incidente também gerou uma onda de questionamentos por parte da Comissão de Relações Exteriores do Senado, que entrou em contato com o Itamaraty para entender como o episódio poderia impactar a indicação de Cardoso. Há receios de que a oposição use o ocorrido para pressionar o governo e questionar a escolha do diplomata.
Além disso, com a indicação ainda não oficializada, existe a possibilidade de o governo revisar sua decisão e substituir o nome de Pablo Cardoso por outro diplomata para a missão em Guiné-Bissau. A situação continua sendo acompanhada de perto por autoridades e parlamentares.
Últimas Notícias

Setembro Amarelo: médico do Hospital Escola Portugal Ramalho explica sobre fatores e grupo de risco de suicídio

Temporada de viagem: como os turistas de Alagoas permanecem conectados à TV brasileira no exterior?

Destinos internacionais em alta para os brasileiros em 2025, e como viajar com tranquilidade

Pastor é preso após abusar sexualmente de fiéis durante 'ritual de purificação'

Marido encontra esposa morta em piscina de residência em Maceió
Vídeos mais vistos

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Arapiraca tem uma rua chamada 'Super Nintendo'?
