Sem adversários, Ednaldo Rodrigues é reeleito à presidência da CBF
Ednaldo Rodrigues foi reeleito nesta segunda-feira (24) para presidir a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) por um segundo mandato, dias depois que seu principal rival, o ex-centro-avante bicampeão mundial com a seleção brasileira Ronaldo, anunciou que deixaria a disputa devido à falta de apoio das federações estaduais.
Rodrigues usou uma brecha nos estatutos da CBF para antecipar a eleição em um ano em relação à data programada de março de 2026, aproveitando a desistência de Ronaldo de concorrer à presidência.
Com todos os 67 eleitores votando em Ednaldo, é a primeira vez que um presidente da CBF é eleito por unanimidade.
"Hoje, celebramos não apenas a confirmação do nosso trabalho pela reeleição, mas o triunfo da democracia, do diálogo, da liberdade e da autonomia das organizações esportivas", disse Rodrigues à assembleia da CBF na segunda-feira (24). "Agradeço a Deus por tudo, à minha família pelo apoio incondicional e a todos que trabalham incansavelmente todos os dias para fortalecer e purificar o futebol brasileiro."
A votação reafirmou o poder de Rodrigues, que obteve todos os 141 votos disponíveis.
O colégio eleitoral é formado pelas 27 federações estaduais, às quais são atribuídos três votos cada, enquanto os 20 clubes da Série A recebem dois votos cada e os 20 times da Série B, um voto cada.
Desistência de Ronaldo
O modelo foi duramente criticado por Ronaldo.
"O sistema não deixa ninguém entrar, tanto que historicamente a CBF nunca teve uma eleição com dois candidatos. Quem está no poder se reelege ou elege o sucessor", disse Ronaldo ao Charla Podcast no fim de semana. "Minha vida foi dentro do futebol, minha vida é o futebol, eu faço tudo pelo futebol, eu sou apaixonado pelo futebol e me sentia no dever de tentar melhorar o futebol brasileiro e ajudar com o que eu tinha a oferecer... Eu sabia que era difícil para caramba, mas eu não imaginava que era impossível."
Rodrigues, no entanto, alega que "democratizou" o processo eleitoral da CBF ao reduzir o número de clubes e federações necessários para viabilizar uma candidatura.
Segundo o dirigente, as portas da entidade estão abertas para Ronaldo.
"Ao Ronaldo que queria inscrever sua chapa, gostaria de dizer que tenho maior respeito por ele.., o que temos que ter é respeito pelo atleta que foi e pela pessoa e cidadão que é. De mim ele só vai ter é consideração", disse Rodrigues a jornalistas. "As portas da CBF estão abertas para vocês, para o futebol brasileiro e para Ronaldo."
A eleição para presidente da CBF foi convocada oficialmente há cerca de uma semana e ocorreu entre jogos da seleção brasileira nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Na terça-feira )18), o Brasil joga contra a Argentina, líder da competição, em Buenos Aires.
Ednaldo ,chegou a ser temporariamente afastado do comando da entidade em 2023 , mas conseguiu retornar ao cargo graças a uma decisão da Supremo Tribunal Federal (STF).
O novo mandato de Rodrigues só entrará em vigor a partir de abril de 2026.
Últimas Notícias
Suposta troca de tiros deixa dois jovens mortos em Junqueiro, Agreste de Alagoas
Ex-reeducando, com tornozeleira eletrônica, é preso ao ser flagrado com arma e drogas, em Girau do Ponciano
Hospital veterinário é condenado por negligência após morte de animal
Mulher é presa com quase 1 kg de drogas e revólver, após perseguição policial no Centro de Arapiraca
Golpe do falso advogado preocupa Justiça Federal e mira principalmente partes mais vulneráveis em ações dos Juizados'
Vídeos mais vistos
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Luta completa UFC 162 - Anderson Silva x Chris Weidman

