Universidade Estadual de Alagoas é reconhecida por projetos alinhados aos Objetivos Globais da ONU

A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) foi agraciada, nesta quinta-feira (20), com o Selo ODS Educação, um reconhecimento destinado a instituições de ensino superior que desenvolvem projetos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A cerimônia de premiação ocorreu no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, e reuniu representantes de universidades de todo o Brasil.
Com dez iniciativas certificadas, a Uneal se destacou pelo seu compromisso com a inclusão, inovação, sustentabilidade e fortalecimento da infraestrutura educacional. Esses projetos, já integrados ao cotidiano acadêmico da universidade, reforçam sua missão de oferecer uma educação de qualidade com foco no impacto social e no desenvolvimento sustentável.
INICIATIVAS RECONHECIDAS
A Uneal recebeu a certificação pelos seguintes projetos:
- CLIND - Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Uneal
- Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UNAPI/UNEAL)
- Modernização dos Espaços de Aprendizagem
- Casa de Vegetação - Estufa Uneal
- LABIMA - Laboratório de Informática e Metodologias Ativas
- Moderniza Uneal
- PARFOR Equidade: Formação de Professores para uma Educação Mais Inclusiva
- Modernização das Bibliotecas
- Programa Bolsa Alimenta
- PROBRINCAR - Programa de Formação para Organização e Planejamento de Tempos e Espaços para o Brincar
IMPACTO DO RECONHECIMENTO
Durante a cerimônia, o professor Anderson Barros, reitor em exercício da Uneal e responsável pelo Escritório de Projetos e Processos (EPP), que coordenou a inscrição das iniciativas, destacou a importância da certificação para a universidade. Ele enfatizou o esforço contínuo da instituição em alinhar suas práticas às metas sustentáveis da ONU.
“Este selo é um reconhecimento do trabalho dedicado da Uneal em integrar os ODS em nossa missão educacional e em nossas ações cotidianas. Cada projeto certificado reflete nosso compromisso com uma educação transformadora, inclusiva e socialmente responsável, que impacta positivamente a comunidade acadêmica e a sociedade como um todo”, afirmou o professor.
Além da premiação, o evento contou com mesas-redondas sobre temas como sustentabilidade no ensino superior e igualdade étnico-racial, além de apresentações culturais. Essas atividades reforçaram a relevância das iniciativas premiadas no cenário acadêmico nacional, destacando o papel das universidades na promoção de um futuro mais sustentável e inclusivo.
Últimas Notícias

Ônibus utilizado pelas bandas Djavú e Bonde do Forró fica destruído após incêndio

Filho viajou com amigos após matar a própria mãe e jogar corpo embaixo de viaduto

Estado de saúde de estudante que recebeu descarga elétrica em Jacuípe é estável, diz HGE

Mais de 500 pessoas devem ser atendidas na 1° edição do Corações da Paz, em Maceió, neste sábado (26); programa ainda será lançado em Arapiraca

Brasileiro atraído pelas redes sociais para lutar na Ucrânia morre em confronto com tropas russas
Vídeos mais vistos

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Morte em churrascaria de Arapiraca
