Operação Mute mantém controle em presídios e impede comunicação ilícita de apenados com ambiente externo
A Polícia Penal de Alagoas deflagrou no estado a Operação Mute, ação coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A ação combate a atuação das organizações criminosas e atua no enfrentamento das comunicações proibidas nas unidades prisionais, por meio de revistas estratégicas, orientadas e ações de inteligência.
Em Alagoas, a Operação Mute está ocorrendo em três unidades prisionais e mobiliza cerca de 40 policiais penais. Até agora, as equipes atuaram na Penitenciária Masculina Baldomero Cavalcanti de Oliveira e na Penitenciária de Segurança Máxima (PSM2), estabelecimentos localizados em Maceió.
O policial penal Carlos Voss, secretário Executivo de Gestão Penitenciária da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), destaca a importância da operação, no combate ao crime. “A Operação Mute encontra-se na sua sétima fase e envolve policiais penais federais e estaduais de todo o país. É uma das maiores operações de combate ao crime dentro das unidades prisionais, que visa a retirada de qualquer meio de comunicação dos reeducandos com o meio externo, como também qualquer ilícito que se encontre como drogas e armas dentro do sistema prisional”.

São metas da Operação Mute combater a comunicação ilegal a partir da apreensão de celulares e outros dispositivos eletrônicos e assim impedir a coordenação de crimes, a troca de informações e a disseminação de ordens de facções criminosas e reduzir crimes como tráfico de drogas, roubos, homicídios e extorsões, que muitas vezes são ordenados de dentro dos presídios.
Além disso, a operação fortalece a segurança pública, graças à apreensão de armas, drogas e outros materiais ilícitos, além dos celulares, contribuindo para aumentar a segurança dentro das unidades prisionais e reduzir o risco de rebeliões e motins.
Últimas Notícias
Criança de 4 anos desaparecida por três dias em MG é encontrada com vida em mata
Três pessoas ficam feridas em capotamento na AL-101 Norte; homem é retirado inconsciente das ferragens do veículo
Feira Grande envia 16 ônibus com mais de 600 romeiros para Juazeiro do Norte
Ex-detento é morto com vários tiros em via pública na parte alta da capital
IMA/AL participa de oficina interestadual sobre regularização ambiental na Paraíba
Vídeos mais vistos
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Inauguração de escola no Capim
29ª edição do Raízes de Arapiraca

