Operação Mute mantém controle em presídios e impede comunicação ilícita de apenados com ambiente externo

A Polícia Penal de Alagoas deflagrou no estado a Operação Mute, ação coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A ação combate a atuação das organizações criminosas e atua no enfrentamento das comunicações proibidas nas unidades prisionais, por meio de revistas estratégicas, orientadas e ações de inteligência.
Em Alagoas, a Operação Mute está ocorrendo em três unidades prisionais e mobiliza cerca de 40 policiais penais. Até agora, as equipes atuaram na Penitenciária Masculina Baldomero Cavalcanti de Oliveira e na Penitenciária de Segurança Máxima (PSM2), estabelecimentos localizados em Maceió.
O policial penal Carlos Voss, secretário Executivo de Gestão Penitenciária da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), destaca a importância da operação, no combate ao crime. “A Operação Mute encontra-se na sua sétima fase e envolve policiais penais federais e estaduais de todo o país. É uma das maiores operações de combate ao crime dentro das unidades prisionais, que visa a retirada de qualquer meio de comunicação dos reeducandos com o meio externo, como também qualquer ilícito que se encontre como drogas e armas dentro do sistema prisional”.

São metas da Operação Mute combater a comunicação ilegal a partir da apreensão de celulares e outros dispositivos eletrônicos e assim impedir a coordenação de crimes, a troca de informações e a disseminação de ordens de facções criminosas e reduzir crimes como tráfico de drogas, roubos, homicídios e extorsões, que muitas vezes são ordenados de dentro dos presídios.
Além disso, a operação fortalece a segurança pública, graças à apreensão de armas, drogas e outros materiais ilícitos, além dos celulares, contribuindo para aumentar a segurança dentro das unidades prisionais e reduzir o risco de rebeliões e motins.
Últimas Notícias

Justiça determina soltura de advogado e influenciador João Neto

Para Lula, Mujica mostrou "que luta política e doçura podem andar juntas"

Cármen Lúcia pede que eleitor regularize título até 19 de maio

Criança é encontrada morta pela irmã em cama após dormir com febre, diz PM

Em meio a crise interna, disputa pelo comando do PT em Alagoas terá três candidatos
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

3º Festival do Camarão em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano
