Após nove meses 'presos' em estação espacial, astronautas são resgatados e voltam à Terra

Os Astronautas Suni Williams e Butch Wilmore finalmente iniciaram sua jornada de volta à Terra, após uma espera de nove meses. A missão, que originalmente deveria durar apenas oito dias, foi prolongada devido a falhas técnicas na cápsula Starliner, da Boeing, que impediram seu retorno.
Eles estavam a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) e, agora, seguem a bordo da cápsula Dragon Freedom, da SpaceX, com previsão de chegada à Terra na tarde desta terça-feira, 18 de março.
Os astronautas haviam chegado à ISS em junho de 2024 para uma missão breve, mas, devido aos problemas técnicos com a cápsula Starliner, o retorno foi adiado. Durante esse período, eles permaneceram 287 dias na estação. A missão incluiu uma série de desafios, sendo a falha da cápsula da Boeing um dos principais fatores que resultaram nesse prolongamento. Embora o tempo de permanência de Williams e Wilmore não tenha quebrado o recorde de permanência no espaço — que ainda pertence ao cosmonauta russo Valeri Polyakov, que passou mais de um ano a bordo de uma missão espacial —, foi uma jornada bastante longa e cheia de imprevistos.
O retorno de Williams e Wilmore à Terra envolve várias etapas críticas, como o desacoplamento da estação, manobras orbitais, queima de reentrada na atmosfera e, por fim, a amerissagem, com a cápsula pousando no oceano, o que está previsto para acontecer por volta das 18h57, horário de Brasília. A cápsula será resgatada por equipes na costa da Flórida, nos Estados Unidos, com o local exato sendo confirmado mais próximo do horário de chegada.
Originalmente, a missão Crew-9 deveria retornar à Terra em 19 de março, mas a NASA decidiu antecipar o retorno para terça-feira, 18 de março, em função das previsões meteorológicas favoráveis e da necessidade de realizar a troca de tripulação na ISS. Essa decisão evitou também as condições climáticas adversas previstas para o fim da semana.
Após os problemas com a cápsula Starliner, a NASA optou por enviar a cápsula Dragon Freedom, da SpaceX, que desacoplou da ISS às 2h05 da madrugada de terça-feira. Junto com Suni Williams e Butch Wilmore, a cápsula também transporta os astronautas Nick Hague e o cosmonauta russo Aleksandr Gorbunov, que fazem parte da missão Crew-9.
Últimas Notícias

Fabiana Justus recebe carta de seu doador de medula

Tiktoker é morto a tiros durante transmissão ao vivo

Polícia Civil investiga morte de adolescente em intervenção policial em Palmeira dos Índios

Polícia Civil inicia nova fase na investigação sobre o caso Ana Beatriz

Hospital de Emergência do Agreste acolhe 797 pacientes no Feriadão do Dia do Trabalhador
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Festa de 71 anos de Feira Grande
