Operação resgata 25 pessoas em situação análoga à escravidão no AM

Uma operação conjunta coordenada pela Polícia Federal (PF) resultou no resgate de 25 trabalhadores submetidos a condições semelhantes à escravidão, incluindo três adolescentes. Batizada de Operação Xapiri, a ação ocorreu entre os dias 10 e 14 de março, na região de Borba (AM), cerca de 200 quilômetros ao sul de Manaus.
Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, a fiscalização foi deflagrada para combater o garimpo ilegal no Rio Madeira e a atuação de organizações criminosas, coibir eventuais crimes ambientais e assegurar os direitos dos trabalhadores.
A PF informa que a investigação teve início após conflitos entre garimpeiros e indígenas, “o que levou a indícios de que a população local estaria sendo cooptada por facções para atuar no garimpo ilegal na região”. Instrumentos e maquinários apreendidos foram destruídos, incluindo 23 dragas e várias embarcações.
Além de agentes da PF e de auditores-fiscais do ministério, a operação contou com o apoio de representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e da Polícia Ambiental Militar.
Agora, o MPT tentará identificar os responsáveis por submeter o grupo de trabalhadores a condições análogas à escravidão para responsabilizar os envolvidos. “Um dos principais objetivos é identificar as lideranças, os proprietários de dragas e as áreas dragáveis utilizadas na atividade ilegal para responsabilizar os envolvidos e desmantelar financeiramente a organização criminosa que se instalou na região”, informou a PF, em nota.
Os trabalhadores resgatados receberão seguro-desemprego e serão encaminhados para a rede de assistência social.
Últimas Notícias

Fabiana Justus recebe carta de seu doador de medula

Tiktoker é morto a tiros durante transmissão ao vivo

Polícia Civil investiga morte de adolescente em intervenção policial em Palmeira dos Índios

Polícia Civil inicia nova fase na investigação sobre o caso Ana Beatriz

Hospital de Emergência do Agreste acolhe 797 pacientes no Feriadão do Dia do Trabalhador
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Festa de 71 anos de Feira Grande
